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“O Futuro é atender em qualquer lugar e horário, no mundo real ou virtual. Para isso, a tendência é que o modelo BOPIS – Buy Online Pickup In Store cresça cada vez mais. Ou seja: as pessoas querem comprar online e retirar nas lojas físicas”. Essa declaração de Fabiano Zortéa, coordenador de Varejo do Sebrae, norteou a palestra realizada na noite de terça-feira (30), na edição de julho do Sebrae Day. O evento, realizado no Inovabra Habitat, em São Paulo, debateu as estratégias que impulsionam a inovação no varejo. Com o tema “Sem Atrito”, a palestra reuniu técnicas para aumentar a qualidade da relação com o consumidor e foi dividida em quatro blocos: “Experiência sem Atritos”, “Integração de Canais”, “Varejo Humanizado” e “Jornada do Consumidor”. A apresentação foi acompanhada presencialmente e online por empreendedores e está disponível no canal do YouTube do Sebrae. Fabiano Zortéa expôs casos de sucesso de parcerias, experimentações e integração de canais de pequenas, médias e grandes empresas. Os exemplos mostraram formas de fidelizar clientes, proporcionar experiências exclusivas e atender à nova demanda da geração Millennial. Segundo o especialista, para as novas gerações, a experiência positiva com a marca conta muito mais do que valores de venda competitivos. Uma pesquisa recentemente divulgada pela Global Deloitte aponta que os clientes não se importariam se 74% das marcas utilizadas desaparecessem, mas voltariam caso tivessem outros serviços oferecidos, como áreas de alimentação, espaços de beleza, entretenimento e vendas no meio digital com retirada em lojas físicas. Além da oferta de diferentes serviços e a captação de informações relevantes sobre os consumidores, é importante que o varejista entenda as necessidades de cada um. Uma dica para estreitar o relacionamento, neste sentido, é oferecer itens e experiências personalizadas. ”Tenha um produto ou uma forma de atender que ninguém mais tem”, afirma o coordenador do Sebrae. Além de apresentar ideias inovadoras para o varejo, Zortéa garante que o atendimento humanizado ajuda no bom relacionamento com os clientes. “Nada substitui o humano, o mundo digital é um apoio. O líder deve gostar de pessoas e fazer com que a satisfação do consumidor seja vista de dentro para fora da empresa. Para isso, é necessário ter uma boa comunicação com os funcionários, o que garante que o negócio ofereça o suporte desejado aos clientes”, finaliza. Sebrae DaySebrae Day é uma série mensal de encontros com os mais renomados nomes do empreendedorismo promovido pelo Sebrae para estimular a discussão sobre inovação dos pequenos negócios brasileiros.
Assessoria de Imprensa Sebrae Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754
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