Na reunião foi tratada a cessão de terreno por parte da UFMA para implantação da UVZ (Foto: Divulgação)
A Agência Executiva Metropolitana (AGEM), representando o Governo do Estado do Maranhão, e profissionais de órgãos da Prefeitura de São Luís reuniram-se esta semana na Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O objetivo do encontro foi tratar sobre a cessão de um terreno para instalação da Unidade de Vigilância em Zoonoses para atender aos municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL).
Uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) é um centro onde são realizadas ações, atividades e estratégias de vigilância, prevenção, controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública. A de São Luís funciona, atualmente, na Estrada de Ribamar, km 5, Forquilha e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), oferta atualmente o teste para diagnóstico da leishmaniose canina, além de orientações e vacinação contra a raiva e outras enfermidades.
Entretanto, a demanda pelos serviços é alta, o que está sobrecarregando a unidade. Diante desse quadro, o Governo do Estado, por meio da AGEM, está desenvolvendo uma pareceria com órgãos da Prefeitura de São Luís, capitaneados pela Semus, para que seja criada uma nova UVZ, com capacidade para oferecer serviços para os quatro municípios que fazem parte da Região Metropolitana, a saber, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Segundo o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, algumas reuniões já foram realizadas para tratar do tema. A mais recente, com o pró-reitor de Planejamento da UFMA, João de Deus Mendes, reuniu, além de Lívio Corrêa, o secretário-adjunto de Saúde Municipal, Marcos Pantoja; o coordenador da UVZ de São Luís, João Batista Pires, dentre outros representantes do Município, da UFMA e da Semus.
Na reunião foi tratada a cessão de terreno, por parte da Universidade Federal, para implantação da Unidade de Vigilância em Zoonoses da Região Metropolitana da Grande São Luís. “Hoje entendemos como uma necessidade, visto o número de pessoas que buscam atendimento estar superando a capacidade da atual UVZ”, afirmou Lívio Corrêa.
A próxima fase é o envio, por meio da AGEM, de ofício à UFMA solicitando a cessão do terreno localizado no Distrito Industrial.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]