domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Agosto Dourado chama atenção para rede de apoio que favoreça amamentação – Maranhão

03/08/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem03-08-2019-23-08-53 imagem03-08-2019-23-08-56

Thays Pinheiro diz ser uma alegria amamentar a pequena Hevelin Vitória (Foto: Márcio Sampaio)

A amamentação é o momento em que mãe e bebê estabelecem um forte vínculo. Todavia, é também marcada pela sensibilidade, questionamentos e inseguranças. Foi pensando no fortalecimento da rede de apoio formada pela figura paterna, familiares e demais pessoas envolvidas, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a campanha nacional do Agosto Dourado, que este ano traz o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”.

A campanha segue alinhada com ações da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), a qual enfatiza esforços em 120 países para sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança na promoção do aleitamento. No Brasil, desde 2007 as ações da SMAM são coordenadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Apesar desse trabalho contínuo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que somente 40% das crianças têm amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida.

“O objetivo da campanha é nortear a participação da família durante o processo da amamentação, bem como demais pessoas próximas nos mais variados ambientes em que a mulher esteja inserida. O principal: queremos que os pais entendam o seu papel durante esta fase para que ele seja um agente de empoderamento no núcleo familiar no amparo dado à mãe e ao bebê”, afirma Raimunda Formiga, chefe do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente da SES.

Assistida na Maternidade Benedito Leite, unidade que integra a rede da SES, Thays Pinheiro disse ser uma alegria de poder amamentar a pequena Hevelin Vitória. “Muitas crianças infelizmente não conseguem mamar logo de primeira, então eu fiquei bastante feliz quando vi que a bebê conseguiu sozinha sem a ajuda de outras pessoas. Um dos conselhos que recebi foi o de separar um momento e espaço somente para ela, sempre de três em três horas. Só tenho a agradecer como fui tratada aqui, foi tudo muito bom”, compartilhou.

Benefícios

De acordo com a pediatra da Maternidade Benedito Leite, Fátima Calderone, o recomendado é que a amamentação seja exclusiva até o sexto mês. Após este período é iniciada a introdução alimentar acompanhada da amamentação como forma complementar até os dois anos de vida da criança.

imagem03-08-2019-23-08-05

Thays Pinheiro diz ser uma alegria amamentar a pequena Hevelin Vitória (Foto: Márcio Sampaio)

“Os benefícios da amamentação não ficam restritos apenas ao bebê. O leite materno leva toda a carga de nutrientes necessárias para o desenvolvimento saudável da criança. Cooperando ainda para que, no futuro, ele seja um adulto prevenido de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidades, além da parte cognitiva e afetiva, já que será mais inteligente e emocionalmente mais estruturado”, salientou Fátima Calderone.

As benfeitorias também alcançam as mães, pois o ato de amamentar aumenta a prevenção ao câncer de mama e de colo uterino. O aleitamento materno também auxilia no retorno do útero à posição original mais rapidamente, evita a diabetes, hipertensão arterial, obesidade.

Sobre a rede de apoio ofertada às mães, Calderone acrescentou ainda que a amamentação é um momento ímpar para todos os envolvidos. “Hoje, se sabe que a mãe sozinha não consegue amamentar. É muito importante que ela tenha por perto uma rede apoio composta pelo marido, familiares e aqueles que convivem no ambiente de trabalho, etc.”, salientou.

Rede de apoio

Um dos focos da campanha é da necessidade da sociedade dar suporte integral às gestantes, companheiros e familiares, enfatizando a necessidade de se criar, por exemplo, um ambiente saudável, acolhedor e propício para a amamentação.

O recém-inaugurado Centro Especializado de Reabilitação (CER) da Cidade Operária é um bom exemplo. A unidade realiza atendimento especializado para o público adulto e infantil, com três tipos de reabilitação: física, intelectual e auditiva. Em sua estrutura, o CER dispõe de uma sala de amamentação.

imagem03-08-2019-23-08-08

Raimunda Formiga, chefe do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente da SES (Foto: Márcio Sampaio)

O espaço proporciona calma, relaxamento e o aconchego que mãe e bebê precisam. O aleitamento requer serenidade, sem ela o que seria um instante de desfrute passa a ser de stress.

Segundo a psicóloga Janete Abreu, a chegada de uma criança muda todo o ambiente e por isso toda ajuda é bem-vinda. “O processo do parto mexe com as emoções da mãe. O acompanhamento se inicia desde os primeiros momentos de vida do bebê, ensinando que pai, amigos, familiares, todos fazem parte e podem cooperar neste novo momento”, concluiu.

Benefícios do aleitamento materno – Previne a mortalidade infantil e doenças infecciosas – Ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico do recém-nascido – Reduz a probabilidade do bebê se tornar uma criança obesa – É um ótimo exercício para o desenvolvimento da face da criança, para o crescimento de dentes fortes e para o desenvolvimento da fala – A amamentação previne câncer de mama e de ovários nas mães – Ajuda o útero da mãe a recuperar seu tamanho normal após o parto – Traz benefícios ao corpo e ao humor

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/acoes-do-governo/agosto-dourado-chama-atencao-para-rede-de-apoio-que-favoreca-amamentacao

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.