domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Ídolo Edu faz 70 anos! – Santos Futebol Clube

06/08/2019
in Santos FC

[bloqueador2]

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

A cidade paulista de Jau, situada a 296 quilômetros da capital, tem o privilégio de ser berço de um dos maiores pontas esquerdas do futebol mundial. Jonas Eduardo Américo, ou simplesmente Edu, nasceu ali em um sábado, 6 de agosto de 1949.

Revelado pelas categorias de base do Peixe, o jovem ponta estreou pelos profissionais com apenas 16 anos, seis meses e 25 dias, sendo o quinto atleta mais jovem a disputar uma partida profissional pelo Alvinegro.

Sua estreia ocorreu em 3 de março de 1966, quando o Alvinegro derrotou a Portuguesa de Desportos por 2 a 1, com um gol de Salomão e outro, contra, de Edilson, em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, no Pacaembu. Bastaram dois jogos para que assumisse a titularidade da equipe, deixando na reserva o já consagrado Canhão da Vila, o Pepe, então com 31 anos.

Fez uma sequência de sete jogos seguidos como titular e foi um dos principais nomes do Peixe na conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1966. Nesse torneio Edu revelou todo o seu talento ao marcar dois belos gols na goleada de 4 a 0 sobre o Bangu – um de falta e outro após driblar o goleiro Ubirajara.

Devido a essas empolgantes atuações foi convocado para a Copa do Mundo da Inglaterra, em julho daquele ano, tornando-se, aos 16 anos, o jogador mais jovem a participar de um Mundial. Recorde que se mantém até os dias de hoje.

imagem06-08-2019-09-08-45

Drible e ginga

O drible e a ginga eram seus aliados. Era capaz de “entortar a espinha” de qualquer marcador. Também possuía um chute forte e certeiro e era especialista em cobranças de falta de longa distância. A sua habilidade era tamanha que, mesmo sendo canhoto, chegava a atuar também na ponta-direita.

Seleção Brasileira

Com a amarelinha, além de disputar o Mundial de 1966, participou das Copas de 1970 e 1974. Fundamental para a classificação do Brasil para a Copa de 70, atuou em todos os jogos das Eliminatórias. Ao todo fez 54 jogos e marcou 12 gols pela Seleção Canarinho.

Ídolo eterno

Permaneceu por 10 anos na Vila Belmiro e conquistou o Torneio Rio-São Paulo  de 1966, os Campeonatos Paulistas de 1967, 1968, 1969 e 1973, o Campeonato Brasileiro de 1968, a Recopa Sul-americana e a Recopa Mundial de 1968.

Com 584 partidas e 184 gols, é o sexto jogador que mais vestiu o manto santista e o sétimo maior artilheiro da história do Santos.

Fonte: www.santosfc.com.br/idolo-edu-faz-70-anos

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.