[bloqueador2]
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), deu início às atividades que antecedem a 20ª edição da Semana do Encarcerado, evento cuja abertura oficial ocorrerá no dia 16 de agosto, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão.
A ação, que ocorreu entre sexta-feira (2) e domingo (4), contou com uma programação especial voltada aos familiares e demais visitantes dos apenados. Os atendimentos aconteceram na área de acesso à Portaria Unificada (PU) do Complexo Penitenciário São Luís, da Penitenciária Regional de São Luís e da Unidade Prisional São Luís 6 (UPSL 6) e Unidade Prisional Feminina.
Entre as atividades oferecidas, que beneficiaram cerca de 500 pessoas, estavam serviços nas áreas psicossocial, voltado ao atendimento psicológico e de assistência social e saúde, com serviços em aferição de pressão, e prevenção com vacinação para Hepatite C e H1N1.
Houve, ainda, atendimento jurídico, onde as famílias obtiveram orientações sobre o andamento de processos judiciais dos internos. Os familiares tiveram acesso a Biblioteca Interativa, onde puderam ser informados sobre o projeto “Remição pela Leitura” e demais ações com foco na inserção de presos em atividades educacionais. A realização de culto encerrou a programação.
“Estas ações são uma forma de sensibilizar estas famílias sobre a importância da Semana do Encarcerado, mas também buscamos informá-los sobre os serviços e ações que realizamos, objetivando a humanização das pessoas presas”, afirma a Supervisora de Reintegração Social da Seap, Juliene Dutra.
Rodas de Conversa
Outra atividade que antecede a abertura oficial da 20ª Semana do Encarcerado é a realização de rodas de conversa que tratam sobre pontos como a humanização na Execução Penal. A primeira ocorrerá no dia 12, na Universidade Ceuma, no bairro Cohama, com o tema ‘O papel do trabalho em rede para a promoção da cidadania’.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]