Maternidade Benedito Leite faz roda de conversa para falar sobre amamentação afetiva (Foto: Julyane Galvão)
A Maternidade Benedito Leite realizou, nesta segunda-feira (5), mais uma ação da campanha Agosto Dourado, dedicada à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Cerca de 15 mães participaram de uma roda de conversa sobre amamentação afetiva. A roda foi promovida para pacientes da unidade e funcionárias da casa que estão em fase de lactação.
“Todos os dias desta semana teremos palestrantes diferentes falando de todas as etapas da amamentação para as mães e também para os pais e rede de apoio, para ajudar essa mãe nos momentos de dúvidas, pois os mitos sempre circundam as mães”, explicou a coordenadora de enfermagem da maternidade, Kelma Lucena.
Tornar-se mãe, processo vinculativo dos pais e bebê, o tempo de cada mãe, cuidado e olhar para a mãe e ansiedade pós-parto foram alguns dos temas abordados na palestra.
“Nossa palestra foi para tratar do aspecto psicológico da amamentação, do vínculo que é criado entre a mãe e o bebê durante a nutrição dele. E esse tema é essencial para que as mães compreendam que esse vínculo ele é criado. A mãe aprende a ser mãe do bebê e o bebê quando nasce vai progressivamente se compreendendo no mundo”, contou o psicólogo da unidade, Gabriel Cutrim.
Maternidade Benedito Leite faz roda de conversa para falar sobre amamentação afetiva (Foto: Julyane Galvão)
Mãe de segunda viagem, a enfermeira Osenir Barros participou da roda de conversa com a filha Gabriela Barros, de dois meses. Mesmo com toda formação técnica, a enfermeira acredita que ser mãe na prática é desafiante. “A gente sabe da importância do leite materno, de que é um alimento completo, mas durante o processo sempre tem os desafios. Eu sempre ouço muitos pitacos, dicas que são mitos. Enquanto a questão é corrigir a pega do bebê, oferecer mais a mama para estimular a lactação”, contou.
“O meu processo de amamentação foi tranquilo desde o início e atribuo isso a informação e o apoio da minha família. Está sendo uma experiência muito importante para mim. Eu trabalho na área da saúde e não tive dificuldade, mas eu sei que não é fácil para as mulheres mesmo com todas essas informações”, contou Cíntia Larissa Moreira Pinheiro, mãe de Gabriel Moreira Pinheiro de Almeida, de dois meses.
Durante toda semana, a unidade fará palestras com o tema amamentação para orientar mães, gestantes e familiares.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]