Vigilância Sanitária Estadual realiza palestra para estudantes de medicina da UFMA (Foto: Rogério Sousa)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na tarde desta segunda-feira (5), uma palestra para estudantes do 10º período do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o tema “A importância da Vigilância Sanitária na proteção da sociedade”. A palestra faz parte da agenda de comemorações do Dia Nacional de Vigilância Sanitária, celebrado neste 5 de agosto, aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz, um dos maiores sanitarista brasileiros.
A programação teve início no domingo (4), quando servidores do Departamento de Serviços de Saúde da Vigilância Sanitária da SES estiveram na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, fazendo a distribuição de material educativo e orientação de manejo de alimentos a vendedores do local.
Para o chefe do Departamento de Serviços de Saúde da Vigilância Sanitária da SES, João Nery, a intenção é fazer com que o máximo de pessoas saiba como funciona o setor.
“Quando se pensa em Vigilância Sanitária, imagina-se que ela sirva para interditar e fazer apreensões. Mas o que discutimos com os alunos de medicina da UFMA é que o setor também promove e protege a saúde, seja do cidadão comum, como também dos proprietários de estabelecimentos comerciais, entre outros. Para fiscalizar, é preciso ensinar e quanto mais pessoas souberem à respeito das medidas básicas de higiene sanitária e identificação de risco sanitário, melhor será para a população”, disse Nery.
Segundo a professora de Saúde Coletiva do curso de Medicina da UFMA, Judith Pinho, a palestra foi uma oportunidade de aperfeiçoamento. “A palestra surgiu do bom diálogo que temos com a Secretaria de Estado da Saúde, e, fazendo uso desse bom convívio, resolvemos oportunizar este momento para que os alunos conheçam as ações realizadas pela Vigilância Sanitária e também da rede de saúde pública, que a maioria deles em breve estará exercitando a medicina”, compartilhou.
O aluno Carlos Coimbra destacou que a Vigilância Sanitária é de vital importância para a prevenção de patologias. “A fiscalização de produtos e serviços constitui a melhor forma de estabelecer um controle sanitário adequado em nossa sociedade. O que me chama atenção é a tamanha complexidade e eficiência que a instituição desenvolve os seus trabalhos. Levo para a minha vida profissional que possuo ao lado um órgão que tem estima pela saúde da população”, ressaltou.
Gustavo Mesquita, que também participava da palestra, observou que a orientação sobre os riscos contra a saúde são essenciais. “A apresentação foi útil para mostrar que a Vigilância não é apenas fiscalização de estabelecimentos, mas sim atuar em diversos âmbitos da saúde da população. Isso me permitirá no futuro saber a quem recorrer em determinadas situações, bem como saber orientar em relação a situações de risco”.
Mais ações
A agenda desta segunda-feira também incluiu a panfletagem e orientação aos comerciantes e consumidores na Feira da Praia Grande (Mercado das Tulhas), Praia Grande. Durante a ação, foram compartilhadas informações sobre as medidas básicas de higiene sanitária e identificação de risco sanitário. Outro ponto de ação foi o Convento das Mercês, com palestra sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, em parceria com a vigilância municipal.
Os servidores da vigilância vão promover a palestra com estudantes da área da saúde de duas outras faculdades particulares de São Luís nesta terça (6) e quarta-feira (7).
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]