Silvio Santos é mesmo uma pessoa diferente. Neste domingo (17), o Homem do Baú optou por não transmitir a transmissão do processo de Impeachment de Dilma Rousseff e acabou se dando bem. O SBT registrou audiência acima da média e ficou em segundo lugar durante todo o horário comercial. Mas essa não foi a primeira vez que o chefão do canal paulista aprontou das suas.
*Silvio Santos é mesmo uma pessoa diferente. Neste domingo (17), o Homem do Baú optou por não transmitir a transmissão do processo de Impeachment de Dilma Rousseff e acabou se dando bem. O SBT registrou audiência acima da média e ficou em segundo lugar durante todo o horário comercial. Mas essa não foi a primeira vez que o chefão do canal paulista aprontou das suas.
* Nos anos 1990, Silvio Santos resolveu reprisar o mesmo programa duas vezes seguidas simplesmente por conta da boa audiência. Para enfrentar ‘Malhação’, ele colocou o ‘Passa ou Repassa’ no ar às 17h30. Logo após o término da atração, ele passou de novo, já que os números estavam subindo. O pior é que deu certo.
* Na primeira edição da ‘Casa dos Artistas’, Silvio fazia tudo para manter Alexandre Frota no reality. O ator, que adorava uma polêmica, levantava a audiência. Quando sua participação no jogo estava em risco, Silvio mudava as regras para mantê-lo fora de disputas por eliminação. Até anular voto do público o patriarca da família Abravanel anulou.
* Nos anos 1980, Silvio Santos largou mão de disputar liderança de audiência com novelas, que antes começavam às 20h. O Homem do Baú exibia qualquer coisa que estivesse sobrando na grade no horário da trama, para assim que ela acabasse, colocasse no ar seus programas mais fortes. O termo ‘coladinho na novela’, usado nos bastidores da TV para falar de programas que chegam logo após os folhetins do horário nobre, surgiu a partir dessa movimentação.
* Na mesma época, Silvio passou a exibir pequenos esquetes de ‘Tom & Jerry’ nos intervalos da novela ‘Vale Tudo’, da Globo. O chefe do SBT editava os episódios para que eles fossem passados apenas no tempo que a novela das 20h não estivesse no ar. O ibope dobrava em apenas três minutos.
* Nos anos 1990, a criação da ‘Banheira do Gugu’ foi um dos maiores acertos – se não o maior – do SBT. Inicialmente, o quadro, que apresentava cenas pra lá de ousadas, passava durante a tarde com sua banheira montada do lado de fora dos estúdios. O Ministério Público resolveu intervir, dizendo que a atração era imprópria para o horário. Silvio, então, moveu a banheira pra dentro dos estúdios e passou o quadro para a partir das 20h.
* No ano passado, Silvio promoveu um encontro histórico com Edir Macedo em seu Templo Salomão, em São Paulo. Os donos de Record e SBT, principais rivais da Globo na briga pela audiência, levaram suas esposas para um papo descontraído, exibido no ‘Domingo Espetacular’, da Record. No mesmo horário, o ‘Programa do Silvio Santos’ passava no SBT. Ou seja, Silvio ficou no ar em dois canais ao mesmo tempo.