Cerca de 500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam nesta segunda-feira (18) o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), mas o que chamou atenção mesmo foi o fato dos manifestantes que estariam usando um carro da Câmara Municipal da cidade de Boa Vista do Tupim, a 326km de Salvador.
Dentro do carro, é possível ver toalhas e lençóis que estavam sendo utilizados pelos sem-terra. Procurada pelo VN, a presidente da Câmara de Tupim, Maria Helena (PSD), explicou que o vereador Rondinele Arena (PT) “solicitou a utilização do carro, mas não disse para onde saiu”. Ela afirmou que a Câmara possui dois veículos que ficam à disposição dos vereadores. A edil ainda acrescentou que irá apurar o uso do carro com o próprio vereador.
O VN não conseguiu contato com o vereador Rondinele.
Em agosto do ano passado, o MST ocupou o Incra para protestar contra os cortes no orçamento da reforma agrária. Nesta segunda (18), eles participaram de uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia em homenagem ao dia nacional da luta camponesa e aos 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, proposta pelo deputado Bira Corôa (PT).