A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) através da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ariquemes, é exemplo para outros municípios do Estado, pelo trabalho que vem realizando nos últimos anos.
Neste final de semana, acadêmicos do curso de Enfermagem da Ulbra de Ji Paraná estiveram no Município para conhecer de perto o trabalho e as instalações do Samu de Ariquemes.
Em funcionamento desde 2014, em sua nova sede, o Samu também é uma Central de Regulação Médica das Urgências, que atende a Regional do Vale do Jamari, e até o momento está atendendo as Bases Descentralizadas dos municípios de Buritis, Cujubim e Machadinho.
Contudo, faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da área de abrangência municipal e foco regional pactuada, urgência de natureza clínica, traumática, obstétrica, psiquiátrica, pediátrica, neonatal, geriátrica e removê-la com segurança e acompanhamento da equipe de suporte básico ou avançado até a unidade de saúde de referência na rede municipal e/ ou loco regional.
Fortalece os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. “É gratificante saber que somos referência para outros municípios.
Em breve realizaremos projetos como capacitação de parceiros e o Programa Samuzinho, onde ministraremos noções de primeiros socorros para alunos da rede municipal de ensino”, expôs Dienata Fernandes de Lima, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
Com um efetivo de cinco enfermeiros, 10 médicos, (quatro efetivos), sete técnicos de enfermagem (três efetivos) e cinco condutores, operando 24 horas por dia, o Samu oferece atendimento de suporte básico e avançado efetuado por profissionais socorristas de diversas formações, sendo: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores socorristas, técnicos auxiliares de regulação medica e radio operadores, além de equipe administrativa, serviços gerais e manutenção.
O Samu presta um serviço de utilidade pública, onde através da sua equipe, tem a finalidade de desenvolver ações específicas de urgência e emergência, realizando o atendimento médico pré-hospitalar, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e, quando se fizer necessário, transportá-lo com segurança e com o acompanhamento de profissionais do sistema até Hospital.
Fonte: PMA