sexta-feira, 22 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Educação promove campanha para que jovens e adultos voltem à escola | São Paulo

01/10/2019
in São Paulo

[bloqueador2]

Nesta segunda-feira (30), a Secretaria da Educação do Estado começou uma campanha de busca ativa para trazer de volta aos estudos os jovens e adultos que os interromperam antes da conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. Para isso, os interessados podem se inscrever nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 31 de outubro.

Cada início de semestre representa uma nova entrada de cidadãos que podem completar os estudos na modalidade. “É muito importante perceber o quanto é significativo esse momento inicial para cada um deles. A decisão de retomar os estudos representa uma mudança no projeto de vida”, salienta a coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (Efape), Cristina Mabelini.

Parceria

Vale destacar que a Efape será parceira da pasta na divulgação da Busca Ativa para todos os interessados. Os cursos de EJA recebem pessoas com características diversificadas, histórias e experiências de vida singulares. Os cursos da são presenciais, de frequência obrigatória e com duração semestral.

O Fundamental é divido em quatro termos (2 anos), enquanto o Médio foi organizado em três (1 ano e meio) e indicado a maiores de 18 anos. Os estudos concluídos com êxito na modalidade regular podem ser aproveitados.

O cadastro pode ser feito em qualquer escola da rede e também pelo Poupatempo. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG), comprovante de residência e, se houver, o histórico escolar.  No caso de alunos com menos de 18 anos, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.

Autoestima

O EJA cumpre mais do que o papel de completar o estudo. De acordo com especialistas, a modalidade também reforça a independência e cidadania de cada indivíduo. “Para mim, estudar era uma coisa que não tinha sentido. Mas estar aqui me fez ver como é importante retomar a formação e como ela vai além de apenas conteúdos na lousa. É uma coisa humana”, revela Valeria Guerra, que se formou em 2018 pela Escola Estadual João Vieira de Almeida.

Outro ponto importante é o resgate da confiança e a possibilidade de novas chances na sociedade.  “Ajudar essas pessoas a resgatar a autoestima e buscar novas formas de voltar ao mercado me fez notar a força que temos”, enfatiza a professora de Geografia Rosa Maria dos Santos Silva, do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Carapicuíba.

A experiência de quem cursou comprova a mudança. Cozinheira experiente, Maria das Graças voltou às salas de aula para tentar uma chance de promoção no emprego atual. “Não importa o quanto você saiba ou tenha aprendido dentro da cozinha. Todos ainda querem o conhecimento que só vem da sala de aula”, conclui.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/educacao-de-sp-promove-campanha-para-que-jovens-e-adultos-voltem-a-escola

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.