[bloqueador2]DownloadDivulgação/Justiça e Cidadania
O mês de outubro é marcado por diversas ações afirmativas ligadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para marcar a data, o Conselho Estadual da Condição Feminina, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, realizará uma revoada com cerca de mil balões, nesta quarta-feira (9), às 11h45, no Pátio do Colégio, no centro histórico da capital.
Vale destacar que a atividade, que ocorre há cinco anos, chama a atenção da sociedade sobre a importância do autoexame para a prevenção da doença.
Mais ações
Em 16 de outubro, às 14h, o Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na Secretaria da Justiça e Cidadania, receberá a palestra “Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama”, a ser ministrada pela oncologista e perita do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) Silvia Regina Graziani.
O evento é aberto aos servidores dos órgãos vinculados à pasta: Procon-SP, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Fundação Casa, Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc).
Fachadas
Os dois edifícios que compõe o conjunto arquitetônico da Secretaria da Justiça ficam iluminados com a cor rosa durante todo o mês de outubro. Em estilo neoclássico, os prédios foram projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, também responsável pelos projetos da Pinacoteca, do Teatro Municipal e do Mercado Municipal, entre outros.
O edifício nº 184, onde funcionou a Secretaria da Fazenda, foi entregue em 1891. O segundo, nº 148, que abrigou a Secretaria da Agricultura, foi entregue em 1896. Os prédios que sediam a pasta integram o patrimônio histórico e artístico do centro da capital.
“A Secretaria da Justiça promoverá outras ações em outubro para alertar sobre os cuidados e prevenção ao câncer de mama. A estrutura da pasta conta com órgãos que oferecem suporte para atendimento médico, jurídico, psicológico e de assistência social à mulher para promoção da saúde, preservação de direitos e proteção à vida”, ressalta o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.
“As atividades são desenvolvidas por meio dos Centros de Integração da Cidadania [CICs] e do Centro de Referência e Apoio à Vítima [Cravi]. Além disso, em março, a secretaria lançou a campanha a campanha ‘Mulher, Você Pode!’ para valorizar o papel da cidadã na transformação da sociedade”, completa o secretário.
[/bloqueador2]