quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Hospital Centrinho define acesso de casos novos via regulação | São Paulo

09/10/2019
in São Paulo

[bloqueador2]DownloadDivulgação/HRACimagem09-10-2019-20-10-17Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru

Desde setembro deste ano, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, mudou o processo para a ordenação do acesso de casos novos de fissura labiopalatina e anomalias craniofaciais. A ordenação é mediante regulação, via sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O superintendente do HRAC-USP e Diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), professor Carlos Ferreira dos Santos afirma que a regulação vai melhorar o acesso para as diversas áreas de atuação do Centrinho. “Agora, os pacientes do Estado de São Paulo poderão ter sua entrada no Hospital a partir de avaliação inicial em unidade básica de saúde, que dará encaminhamento para agendamento via sistema CROSS”, disse Santos à assessoria de imprensa do HRAC-USP.

Pacientes de outros Estados que forem elegíveis conforme os protocolos e critérios estabelecidos também poderão ser atendidos no HRAC. “Nesses casos, após a avaliação inicial em unidade básica de saúde, o trâmite para agendamento será entre a Secretaria da Saúde do Estado de origem do paciente e a Secretaria da Saúde de São Paulo”, complementou o Diretor.

Com o início efetivo do acesso via regulação nas áreas de fissura labiopalatina e craniofacial, a proposta do HRAC-USP é ofertar 208 vagas de casos novos por mês nos seus programas de atendimento, todas reguladas via CROSS. “Com essa oferta, pretendemos garantir a otimização do fluxo de pacientes, a resolutividade dos casos, bem como o aprimoramento dos serviços”, enfatizou Santos.

O acompanhamento e reabilitação de pacientes que já estão em tratamento não terão alteração. “A regulação do atendimento era uma necessidade, tanto do ponto de vista do melhor cuidado e assistência ao paciente, como do planejamento e custeio dos serviços”, afirmou Santos.

Garantia de acesso

Segundo o professor, a discussão para a regulação começou em 2016. Os detalhes foram definidos em junho pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6) em conjunto com o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Centrinho.

“A agenda de casos novos dessas duas áreas via HRAC já está programada até o final de agosto. Assim, está definido que o início do acesso desses pacientes via sistema CROSS será a partir do dia 2 de setembro de 2019. Portanto, para novas solicitações de agendamento por demanda espontânea, haverá orientação quanto ao novo fluxo”, explicou a Coordenadora do Núcleo, Dorothea Beckers Almeida.

O objetivo do Núcleo Interno de Regulação é promover a equidade do acesso e da integralidade da assistência. Também deve delinear o perfil de complexidade da assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), permitir o acesso de forma organizada e por meio do estabelecimento de critérios de gravidade, bem como disponibilizar consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além dos leitos de internação, segundo critérios preestabelecidos e protocolos instituídos.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/hospital-centrinho-define-acesso-de-casos-novos-via-regulacao

[/bloqueador2]

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.