Uma das medidas de avaliação de uma mulher é a reputação e a posição social do seu marido. Quando ela conhece o seu papel e a executa bem, ele terá filhos agradáveis, uma bela casa, um patrimônio crescente, e uma mulher encantadora. A fidelidade dela e a produtividade em tarefas domésticas e fora do lar criarão a paz da mente e da liberdade pessoal que auxilia grandes homens. Outros o respeitarão pela sua bênção e sabedoria em se casar com uma mulher assim.
É óbvio que o homem que casa com uma mulher detestável também é bem conhecido, pois ele não consegue esconder as características irritantes dela (Pv 27:15-16; 30:21-23)! A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a mulher briguenta envergonha o seu marido e apodrece os ossos dele (Pv 12:4)! Quando os amigos dele conhecem a sua mulher, tudo que podem ver é uma porca mal cheirosa usando o anel de casamento (Pv 11:22)! Muitos ficam com dó dele por causa de suas dores, mas outros o desprezam por escolhê-la e ter que a suportar.
Antigamente, negócios e questões legais eram resolvidos no portão de entrada da cidade. As cidades não gastavam dinheiro em burocracia e prédios suntuosos. Homens sábios se reuniam na entrada da cidade, onde eles resolviam os conflitos, questões legais e questionamentos cívicos dos seus negócios. Eles também firmavam contratos e impunham o código criminal. Para um homem sentar no portão de entrada, era uma alta honra, e refletia o sucesso e a sabedoria dos seus negócios. Tolos não eram permitidos ali (Pv 24:7).
O nosso provérbio de hoje é para as mulheres, não para os homens! Não se distraia com o fato de um homem sábio ser conhecido entre a elite da sua cidade. Parte da razão da sua reputação é a jóia com que ele se casou! Este provérbio está no meio da descrição feita pela rainha mãe a respeito de uma mulher perfeita para o seu filho (Pv 31:10-31). Mulheres arrogantes, preguiçosas ou rebeldes ressentem estas características de caráter, porque elas expõem as suas falhas. Mulheres sábias lembram que Deus e uma mãe escreveram a respeito dessas características!
Um homem bom pode se tornar um grande homem se tiver uma grande mulher. Diz-se, “Atrás de um grande homem existe uma grande mulher”. Esta mulher pode ser a mãe dele (Pv 1:8; 4:3; 6:20; 31:1-3). Mas também pode ser a mulher dele (Pv 12:4; 18:22; 19:14; 31:10,28). A mãe do rei Lemuel sabia que o seu filho iria precisar de uma mulher especial para poder ser um rei bem sucedido. Ela poderia ser a salvação doméstica, emocional, financeira, mental, moral, sexual e social dele (Pv 5:15-20; 31:10-31).
A mulher implicante deixa o marido louco: ela quebranta o seu coração, esmaga o seu espírito e rouba a sua coragem; ele tem um inimigo dentro da sua própria casa e da sua cama (Pv 12:4; 19:13; 21:9,19; 25:24). Uma mulher preguiçosa que vagueia pela casa e se limita às tarefas de uma empregada destrói o patrimônio dele (Ec 10:18). Uma mulher sexualmente egoísta o leva à frustração e ao adultério (Pv 5:19-20; 31:3; ICo 7:1-5). Uma mulher que tenta ser a líder espiritual corrompe as suas doutrinas e rouba o cargo que Deus deu a ele (Gn 3:16; ICo 14:34-35; IITm 3:6-7; IPe 3:7).
Uma mulher ruim pode limitar um homem que está acima da média que, de outra maneira poderia ser bem sucedido. Um homem mediano pode ser enaltecido por uma grande mulher ou reduzido a nada por uma mulher detestável. Uma boa mulher pode até mesmo abrigar e assistir a um homem abaixo da média a se tornar alguém, exercendo bem o seu papel. Mulher! Qual a influência que você exerce sobre a habilidade e a reputação do seu marido? O que você está planejando fazer para tornar o seu marido um grande homem no futuro?
Quanta maldade de Acabe pode ser atribuída à sua mulher Jezabel (IRs 21:25)? O que você aprecia a respeito de Boaz? Ele casou com Rute! Quão grande poderia Sansão ter sido se ele tivesse obedecido aos seus pais e casado com uma boa moça israelense (Jz 14:3)? Quão mal foi o pecado de Nabal ao menosprezar uma das maiores mulheres que já viveram (ISm 25:2-3)? Quão abençoado foi Davi ao se casar com esta mulher depois que Deus matou a Nabal (ISm 25:32-42)?
As características que edificam um marido são as de uma mulher virtuosa (Pv 31:10-31). O contexto fornece todas as sugestões para uma mulher piedosa que deseja obedecer a Deus. Se a mulher seguisse estas regras inspiradas para a grandeza, seu marido seria honrado por se casar com ela; e ele e os seus filhos poderiam abençoá-la e louvá-la (Pv 31:28). Ele direcionaria mais dinheiro para ela, e ele poderia, publicamente, reconhecer suas realizações (Pv 31:31).
Ele poderia sempre confiar nela, seja em relação a homens ou ao dinheiro (Pv 31:10-12). Ela é muito criativa e diligente para se certificar que a sua casa está bem suprida (Pv 31:13-15,21,27). Ela faz qualquer coisa para aumentar o patrimônio, incluindo trabalhos externo e investimentos (Pv 31:16-19,24-25). Com toda a disposição ela presta ajuda aos necessitados (Pv 31:20). Sua maneira de falar é sempre bondosa e sábia (Pv 31:26). Ela conserva o seu corpo e a sua aparência para agradar ao seu marido (Pv 31:22; Ct 1:2; 2:3-7; 3:1; 5:9-16; 8:1-4).
O que impulsiona e motiva uma mulher para ser esta esposa perfeita? O temor dela pelo Senhor (Pv 31:29-30)! Seu amor por Deus e o seu desejo de obedecer a Bíblia faz com que ela seja esta criatura que é sempre honrada (Pv 11:16). Os outros homens respeitam o seu marido, porque eles sabem que ele leva uma vida melhor do que a deles por causa da mulher com quem ele casou. Os homens sabem quem tem a melhor esposa!
Mulher! Como os outros avaliam o seu marido? Eles têm dó dele, porque você é uma atazanadora? Porque você nunca é mais do que uma babá, uma empregada ou uma cozinheira? Eles desprezam a ele, porque você tenta ser a líder espiritual que não consegue se colocar no seu lugar? Ou eles sabem que ele foi favorecido por Deus por tê-la encontrado, e que ele é o homem mais feliz e o mais bem sucedido homem no casamento que eles conhecem? Esta é a medida de Deus para você considerar aqui.
Homem jovem! De que forma você avalia pretendentes? A beleza o controla? Os favores dela conquistam você? As duas coisas são perigosas e enganadoras (Pv 31:30). Você jamais atingirá o seu potencial, se você não casar com a mulher que teme mais a Deus. Ela edificará a sua mente, confortará o seu coração, satisfará a sua alma, guardará o seu andar, satisfará o seu corpo, prosperará o seu patrimônio, e lhe dará filhos piedosos. Porque você se limitaria casando com outra qualquer?
Se você é um crente em Cristo Jesus, você é a noiva Dele. Que honra você traz a Ele? Existe louvor em sua devoção, amor, obediência, e serviço? Ou ira porque você desperdiçou a graça Dele casando com você? Sua igreja também é a noiva de Cristo. Ela diligentemente segue a Bíblia para honrar a Ele ou, pelo contrário, ela escolheu a adoração contemporânea?
Folha Nobre - Desde 2013 - ©