Temos aqui três regras simples para garantir a prosperidade e o sucesso (Pv 3:8). Estas são as maneiras de crescer em favor para com Deus durante a sua vida (Pv 3:5-6). Não há nada complicado aqui. Se você puder rejeitar as suas opiniões, se humilhar diante do Soberano do Universo, e odiar o pecado e o mundanismo em sua vida, ele será grande aos olhos de Deus e dos homens!
Estas três regras estão interligadas. Você não temerá a Deus até que você tenha esmagado o seu orgulho e desprezado a sua sabedoria; uma visão apropriada do Todo Poderoso lhe ajudará! E você não desprezará o pecado e este mundo até que você tenha o temor do SENHOR (Sl 4:4). Leitor, aqui estão os meios simples, porém preciosos e verdadeiros, que levam a uma vida bem sucedida (Sl 111:10; 112:1-3; 128:1-6).
O orgulho é presunção arrogante e altiva. Seus pensamentos têm valor e merecem ser ouvidos. Apesar de ter estado nas fraldas e amamentando, ainda ontem, como um filhote de rato do deserto, você acredita que as suas idéias têm mérito. Você não consegue evitar um simples resfriado, mas você pontifica em questões morais. Você nasceu com esta maldição, e ela é alimentada pelo diabo, que perdeu o seu lugar no céu por causa do orgulho.
Você não sabe nada, e quanto mais cedo você entender este fato, você então estará no caminho da sabedoria (ICo 3:18-20). Excluindo a revelação de Deus, você não sabe de onde você veio, para onde você está indo, o que você é, ou porque você existe e muito menos o que você deve fazer! Você luta para manter a grama aparada, mas mesmo assim você questiona a Palavra de Deus? Insensato, desça do seu pedestal!
Você é uma criatura deplorável, fraca e incapaz. Dois dedos apertando o seu nariz porá fim à sua vida (Is 2:22). Deus Jeová, Senhor do céu e da terra, é o Soberano independente e eterno Criador do Universo. Você deveria tremer diante Dele e da Sua palavra (Is 66:1-2). Ele pode sufocá-lo e o sufocará, se você persistir na rebelião contra Ele. Considere o Dilúvio. Mas a misericórdia e a graça Dele são visíveis para qualquer um que estiver olhando (Mt 5:44-45; At 14:17).
Sua Benevolência é óbvia! Você ainda está vivo, não é verdade? E as Escrituras afirmam que Ele pode perdoar e perdoará aqueles que confessam e se arrependem de seus orgulhos e rebeliões. É por causa deste perdão que nós nos postamos em reverente temor diante Dele e desejamos O agradar (Sl 130:4).
Eliminado o seu orgulho, e com a sua vida dedicada a agradar o abençoado Deus, você desprezará e rejeitará o pecado. Você será perfeito e evitará o mal, como Jó. (Jó 1:1). Você se apartará dos praticantes do mal da sua casa (Sl 101:2-8). Você amará ajustiça e odiará o pecado (Pv 8:13). Você odiará os homens ímpios e suas ambições profanas (Sl 15:4; 139:21-22).
Em qual destas três áreas você está fraco, leitor? Corrija a sua deficiência hoje!
Folha Nobre - Desde 2013 - ©