Por Mayara Marins
O mindset, um estrangeirismo que pode ser traduzido em “modelo mental”, se transformou em um dos trending topics do momento e está muito ligado à motivação profissional.
Segundo Carol S. Dweck, uma das maiores especialistas em psicologia do desenvolvimento, o sucesso, nas diferentes áreas da vida, não está exclusivamente vinculado a um talento ou habilidade especial, mas sim, ao esforço e dedicação despendidos no aprendizado e desenvolvimento ao logo do tempo, o que depende substancialmente de motivação.
Muitos profissionais acreditam que precisam ser motivados diariamente pelas empresas e suas lideranças, porém, a motivação é a força interna, que depende quase que exclusivamente do indivíduo e que impulsiona uma pessoa a se movimentar em direção aos seus objetivos.
Estudos e pesquisas comprovam que usar o mindset pessoal para motivar e transformar uma dificuldade em oportunidade faz a diferença entre os profissionais e empresas de sucesso no mercado, oferecendo a liberdade necessária para a busca de novas soluções e a auto superação, perfil que é conhecido e conceituado como mindset de crescimento.
O mindset de crescimento acredita que obstáculos e limitações sempre revelam uma oportunidade de superação e aprendizado. São pessoas e empresas movidas por desafios, que acreditam que o esforço de aprendizado é essencial e valorizam o “hardwork” meritocrático.
Porém, em contrapartida, possuir mindset fixo significa dizer que sua capacidade, habilidade e inteligência são imutáveis. Ou seja, não se crê no aprendizado por esforço e, nessa linha, limita-se o crescimento pessoal e profissional, mantendo tanto pessoas quanto organizações na zona de conforto, onde nenhum estímulo ou motivação extrínseca podem resgatá-los.
Por isso, um dos grandes desafios enfrentados pelas mais diversas organizações existentes no mercado é mudar a mentalidade de seus líderes e colaboradores. Isso porque é preciso incentivá-los a “pensar fora da caixa”, o que exige investimento em inovação e motivação.
E aí? Qual é o mindset do seu negócio?
Sobre a autora:
Mayara Marins, especialista em Processo Civil pela UNESP e MBA em Administração pela USP/Fundace. Advogada do escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados.