terça-feira, 15 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dados: Um Dos Recursos Mais Valiosos do Século

13/03/2020
in Redação SP

Por Danilo Roncari Rocha

Não é de hoje que os dados e informações geradas por eles possuem sua relevância para o mundo, mas a valorização desse bem teve uma ascendência surpreendente ao longo dos últimos anos. Já ouviu a frase “Conhecimento é Poder”? É exatamente nessa linha que os dados tomam força e se materializam e se monetizam a cada dia de forma escalonada, ampla e global, ou seja, a geração, posse, armazenamento e manipulação refletem diretamente no comportamento pessoal, estratégia de negócios, tomada de decisões, mercado financeiro e nas áreas do conhecimento.

Mas o que isso importa pessoalmente ou para empresa? É inimaginável a diversidade de frentes e formas para essa resposta. Sigamos o caminho de um panorama geral nesse momento e depois poderemos explorar os campos específicos.

“Até o início do século XX, o bem mais valioso era o ouro. No século passado foi o petróleo. Agora, o bem mais valioso, em qualquer organização, é o dado”, afirmou Jaime Müller, chief operating officer da SAP, empresa multinacional de softwares empresariais, durante a sessão paralela sobre internet das coisas (IoT, em inglês) e Big Data no Encontro de Conselheiros 2018.

Dentro de uma organização, seja ela qual for e seu segmento, sempre há necessidade de elaboração de um planejamento estratégico, controle da execução e apuração se os objetivos foram alcançados para que o próximo ciclo seja melhorado e repetido e assim sucessivamente. Tudo isso no menor tempo possível, não apenas em relação ao mercado, mas em relação a si mesmo. Ser mais eficiente é muito melhor e mais lucrativo, sendo que o tempo é um forte oponente nessa trajetória.

Na prática, a análise criteriosa de dados e de forma rápida, geram maior confiabilidade na competência e segurança da estratégia, reduz custo pelo emprego otimizado de recursos, traz ganho de produtividade pela assertividade da medida, reduz o risco operacional e consequentemente traz o resultados almejado.

À medida que as empresas se orientem cada vez mais pela tecnologia e por um ritmo acelerado de trabalho, analisar os dados se torna uma prática inevitável para sobrevivência no ambiente de negócios. No livro “Successful Business Intelligence: Secrets to Making BI a Killer App”, o autor e Vice-Presidente da empresa Gartner, Cindi Howson, sugere que lideranças gastem no mínimo duas horas por dia analisando seus dados.

Mas o dado por si só não traz todos os benefícios esperados. Ele é o alicerce dessa construção. Base da informação e da geração de indicadores. E além disso, é preciso acrescentar a essa fórmula a criação de uma metodologia de estruturação, de análise e métricas objetivas a serem alcançadas, critério de avaliação, ferramentas e softwares úteis que tragam facilidades de acesso ao conteúdo e visualização.

Refletir e agir sobre a importância do modelo de negócio incorporando a valorização dos dados na cultura da organização é imposição do ritmo do mercado na era em que vivemos. Uma reflexão para todos!

Sobre o autor:

Danilo Roncari Rocha: Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – cursando), Graduado em Direito pela Universidade de Franca. Gerente de Tecnologia, Inovação e Segurança da Informação na Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.