“Os concretos das obras da copa não foram feitos com água, mas com sangue, suor e lágrimas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso, que padecem pela falta de investimentos na saúde pública”. A declaração, feita em tom de desabafo, partiu do promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, nesta quarta-feira (11), durante a solenidade de entrega da nova ala pediátrica do Pronto Socorro de Cuiabá.
O promotor de Justiça, que há vários anos atua na área da saúde, enfatizou que de 2002 a 2014 o Governo do Estado não disponibilizou nenhuma unidade de saúde à população na Capital. “Eu costumo dizer que a grande raiz que existe no Estado de Mato Grosso é falta de serviços à população. Dizem que nos últimos 15 anos o Estado cresceu em ritmo chinês, mas também decresceu no mesmo ritmo o cuidado com a saúde pública”, destacou.
Para Guedes, a entrega da ala pediátrica do Pronto Socorro de Cuiabá, esforço do qual o Ministério Público participou ativamente, marca uma nova era de atendimento ao público infantil. “A Constituição Federal diz que a criança é prioridade absoluta, mas infelizmente não era isso que estava acontecendo. Esperamos que a partir de agora os direitos das crianças sejam respeitados em sua plenitude”, observou.
A nova ala do PSMC teve suas obras iniciadas em março de 2014. Com a reforma, a unidade, com 1.234 m2, passa a ter um total de 40 leitos, sendo 10 deles destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e desses, dois ao isolamento. No setor de semi UTI serão cinco leitos e, na enfermaria, 25. Além de equipamentos modernos todo um novo conceito no acolhimento e cuidados com os pacientes será introduzido na unidade inclusive em relação a comunicação visual e todo o trabalho de ambientação e humanização do espaço.
O espaço conta ainda com uma brinquedoteca, área para atividades culturais destinada às crianças de 0 a 4 anos, lactário e local de convivência para os pais. Todos os ambientes seguem os padrões de hospitais infantis considerados referência no país, como por exemplo, o Hospital Infantil Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba (PR), o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil.
Além de equipamentos modernos, a obra física obedece a todos os requisitos de uma unidade de alta complexidade, incluindo piso especial, ar condicionado central e demais especificações relacionadas à alta complexidade. A adequação da ala pediátrica do PSMC atende a acordo judicial firmado nos autos de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. A demanda foi apresentada ao Judiciário há mais de 10 anos.
A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador do Estado, Pedro Taques; o prefeito da Capital, Mauro Mendes e Juíza da Vara da Infância e Juventude, Gleide Bispo.