Com o objetivo de desenvolver habilidades específicas dos alunos, o governo de Rondônia implantou na Escola Estadual Heitor Villa Lobos, em Ariquemes, projeto inovador na área da educação, com o nivelamento que acontece no contra turno com cursos de inglês focados na conversação, música, artes cênicas, além da informática avançada em robótica e informática básica.
A ideia é proporcionar aos alunos novos conhecimentos de forma a trabalhar o ensino curricular dentro dos parâmetros nacionais e das novas tecnologias, que a cada dia trazem grandes desafios.
Um dos fatores importantes para alcançar o sucesso no aprendizado do aluno, segundo a vice-diretora da Escola Heitor Villa Boas, Zenaide Gabardi, está na “escolha do estudante”, de participar ou não do projeto, ou seja, a instituição não impõe a eles a obrigatoriedade de se matricular em um ou mais cursos oferecidos. São eles que decidem a participação e qual o curso fazer.
O projeto iniciou em abril, e desde então mais de 800 alunos estão participando. Até o momento, o curso mais procurado é o de inglês, seguido por artes cênicas, informática básica e música.
O diferencial do projeto está no tempo de duração do curso, que é de três anos. A carga horária é específica e a quantidade de alunos é limitada por turma. Cada curso conta com seu espaço equipado à necessidade e professores especializados na área.
“O curso de nivelamento visa contemplar as diferentes habilidades e competências apresentadas pelos alunos, bem como, desenvolver talentos e superar dificuldades. São metodologias que exigem concentração e valorizam as diferentes inteligências, a exemplo das aulas de robótica, que valorizam o aluno com alta habilidade”, explicou Zenaide Gabardi.
Segundo ela, além de oportunizar inovação, conhecimento e atualização, o aluno adquire habilidades e competências certificadas pela escola.
O curso de Inglês focado na conversação não passa de 15 alunos por turma, uma hora por dia, duas vezes por semana, somando 80h/aula ao ano. Já a turma de artes cênicas é formada por 30 alunos, quatro horas por semana. No curso de informática básica, são 20 alunos por turma, 80h/aula ao ano, enquanto que em robótica, o professor e o laboratório ficam à disposição dos alunos de segunda a sexta-feira. No curso de música, os alunos têm várias opções: violão, violino e flauta doce, 1h por dia, três vezes por semana.
Para a coordenadora do nivelamento de cursos, Márcia Boracini, o projeto oferece estímulo escolar, qualidade no aprendizado e qualificação profissional, visando o lado econômico, cultural e social, além de dar oportunidade àqueles alunos que não teriam como fazer esses cursos na rede particular.
Ela ainda destacou o curso de música como parceiro no processo de aprendizagem. “Durante as aulas, o professor trabalha a concentração, criatividade e a musicalidade, contribuindo com o ensino de uma forma geral, sem falar na interação social e cultural entre os jovens”, citou Márcia.
Outro exemplo positivo destacado pela coordenadora é que no curso de inglês para conversação vai proporcionar que, ao final, os alunos conversem fluentemente no idioma.
A coordenadora de Educação de Ariquemes, Núria Sagué, observou que havia necessidade da implantação desse projeto, atendendo às inovações tecnológicas da era digital.
A ideia é proporcionar aos alunos novos conhecimentos de forma a trabalhar o ensino curricular dentro dos parâmetros nacionais e das novas tecnologias, que a cada dia trazem grandes desafios.
Um dos fatores importantes para alcançar o sucesso no aprendizado do aluno, segundo a vice-diretora da Escola Heitor Villa Boas, Zenaide Gabardi, está na “escolha do estudante”, de participar ou não do projeto, ou seja, a instituição não impõe a eles a obrigatoriedade de se matricular em um ou mais cursos oferecidos. São eles que decidem a participação e qual o curso fazer.
O projeto iniciou em abril, e desde então mais de 800 alunos estão participando. Até o momento, o curso mais procurado é o de inglês, seguido por artes cênicas, informática básica e música.
O diferencial do projeto está no tempo de duração do curso, que é de três anos. A carga horária é específica e a quantidade de alunos é limitada por turma. Cada curso conta com seu espaço equipado à necessidade e professores especializados na área.
“O curso de nivelamento visa contemplar as diferentes habilidades e competências apresentadas pelos alunos, bem como, desenvolver talentos e superar dificuldades. São metodologias que exigem concentração e valorizam as diferentes inteligências, a exemplo das aulas de robótica, que valorizam o aluno com alta habilidade”, explicou Zenaide Gabardi.
Segundo ela, além de oportunizar inovação, conhecimento e atualização, o aluno adquire habilidades e competências certificadas pela escola.
O curso de Inglês focado na conversação não passa de 15 alunos por turma, uma hora por dia, duas vezes por semana, somando 80h/aula ao ano. Já a turma de artes cênicas é formada por 30 alunos, quatro horas por semana. No curso de informática básica, são 20 alunos por turma, 80h/aula ao ano, enquanto que em robótica, o professor e o laboratório ficam à disposição dos alunos de segunda a sexta-feira. No curso de música, os alunos têm várias opções: violão, violino e flauta doce, 1h por dia, três vezes por semana.
Para a coordenadora do nivelamento de cursos, Márcia Boracini, o projeto oferece estímulo escolar, qualidade no aprendizado e qualificação profissional, visando o lado econômico, cultural e social, além de dar oportunidade àqueles alunos que não teriam como fazer esses cursos na rede particular.
Ela ainda destacou o curso de música como parceiro no processo de aprendizagem. “Durante as aulas, o professor trabalha a concentração, criatividade e a musicalidade, contribuindo com o ensino de uma forma geral, sem falar na interação social e cultural entre os jovens”, citou Márcia.
Outro exemplo positivo destacado pela coordenadora é que no curso de inglês para conversação vai proporcionar que, ao final, os alunos conversem fluentemente no idioma.
A coordenadora de Educação de Ariquemes, Núria Sagué, observou que havia necessidade da implantação desse projeto, atendendo às inovações tecnológicas da era digital.