quarta-feira, 13 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Conheça os benefícios do projeto 5S para as Etecs | São Paulo

07/06/2020
in São Paulo

O projeto 5S implementado pelas Escolas Técnicas Estaduais, criado sob o conceito 5S tem como base cinco palavras do idioma japonês: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuk (em português, esses pilares teóricos foram chamados de “sensos”: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina) apresenta uma nova roupagem ao ambiente escolar.

O projeto envolve a direção, os professores, os servidores e os alunos. “O grande sucesso é a participação dos estudantes. Porque esse é um projeto educacional. E, quando isso acontece, o resultado aparece de forma exponencial. Além disso, o jovem leva essa cultura para casa e, principalmente, para o mercado de trabalho”, relata o coordenador do projeto, Vagner Tadeu de Souza Bueno.

Atualmente, 66 Etecs estão envolvidas na iniciativa, que contabiliza um total de 137 escolas participantes desde 2014, quando o projeto foi criado pela Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS). O trabalho tem duração de cinco anos e a adesão é voluntária. A cada ano, um grupo de escolas é convidado a desenvolver as ações. A ideia é que o 5S chegue a todas as unidades.

Museu da escola

Com 85 anos de fundação, a Etec Sales Gomes, de Tatuí, abraçou a causa com afinco. Coordenador do projeto 5S na escola, o professor de Administração Edimur Diniz Vaz conta que teve receio de assumir essa tarefa, em 2018. Mas o apoio que recebeu da diretoria foi decisivo e fundamental. “Antes de implantar, conversamos com os alunos, com os professores e até com os pais”, lembra. A comunidade se engajou de tal forma que logo surgiram várias sugestões de revitalização dos ambientes. Por meio de um mutirão voluntário, adquiriram materiais e fizeram toda a pintura interna do prédio. Professores levaram cortinas para lavar em casa, alunos limparam e reorganizaram os espaços dos Laboratórios de Nutrição e de Mecânica.

Ao mexer em cada canto da escola, encontraram objetos e documentos que marcaram a história da Etec. Foi então que veio a ideia de montar um museu da escola, reaproveitando uma das salas que estavam em desuso. O projeto foi coordenado pelo professor de história. “É o lugar aonde levamos todos os nossos visitantes”, orgulha-se Vaz. Para ele, é grande o desafio de manter os 5S no dia a dia, em meio à agitada rotina escolar: “Mas estamos sempre

lembrando aos alunos a importância de conservar tudo organizado. Afinal, eles passam o dia na escola. É praticamente a casa deles!”

Reformas e saneamento

Uma unidade que já cumpriu o ciclo completo de implantação do Projeto 5S é a Etec Prof. José Sant’Ana de Castro, de Cruzeiro. Entusiasta da proposta, o diretor Marcelo Gomes de Oliveira tinha criado anteriormente um trabalho similar, o Ciclo de Melhoria Contínua na Escola. Tendo atuado no setor empresarial, ele sabia da importância de despertar essa cultura nos alunos: “É um benefício para a vida”. Hoje, na Etec, cada um dos cursos tem o seu projeto 5S, com equipes dedicadas, que fazem alinhamentos semanais. “Não é um projeto da direção, mas da escola”, reforça Oliveira.

Ao longo dos cinco anos iniciais, que começaram em 2014, muitas ações foram realizadas. Os laboratórios e oficinas ganharam novo layout, máquinas foram recuperadas e reformadas, a biblioteca foi reestruturada e repaginada. Os alunos se dedicaram também a um trabalho de saneamento que eliminou todos os focos de dengue da escola. Oliveira explica que foram estabelecidos como procedimentos processos de avaliação dos ambientes: “As salas são avaliadas por pessoas de outros departamentos. Atualmente, passam por essa avaliação sistemática a sala da direção, as secretarias, a salas de coordenação, de professores e o Laboratório de TI. Nossa meta é que todas as salas da escola tenham esse acompanhamento”.

Para o coordenador do projeto no Centro Paula Souza, Vagner Bueno, o importante é que, após os cinco anos de implantação, a escola incorpore a cultura e os processos. “E não é difícil obter esse comprometimento. Trata-se de uma iniciativa de baixo custo, que depende apenas de medidas internas e colaboração das pessoas”, avalia.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/conheca-os-beneficios-do-projeto-5s-para-as-etecs

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.