Pais piedosos conhecem a verdade desta afirmação em relação aos seus filhos. Pais se entristecem quando os seus filhos são insensatos e mães sentem a dor amarga de vê-los escolhendo a insensatez ao invés da sabedoria. É fato que os pais mundanos não são tão entristecidos ou afligidos, porque eles não entendem a sabedoria ou a piedade, nem são capazes de reconhecer que os seus filhos são insensatos.
Mães suportam a dor ao trazerem os seus filhos ao mundo (Gn 3:16; Jo 16:21), e trabalham bastante e durante muito tempo para conduzi-los à maturidade (ITm 5:8). Mas se eles negligenciarem o treinamento no caminho do Senhor, essas crianças podem trazer mais tristezas e maiores e amarguras no futuro do que o parto ou os ingratos anos sem fim lavando as roupas deles (Pv 29:15)!
O que você deve aprender? Treinar filhos, mesmo exigindo sacrifício e investimento, traz fabulosos retornos. Isto o salvará da tristeza e da amargura descrita aqui, e trará grande alegria e prazer em ver os seus filhos vivendo em sabedoria diante de Deus e dos homens (Pv 10:1; 15:20; 17:21; 19:13,26; 23:15-16; 23:24-25; 27:11; 29:3,17). Você foi avisado!
Se você treinar os seus filhos quando ainda jovens, eles lhe darão prazer quando forem velhos ao andarem nos caminhos que você sabe que são bons (Pv 22:6). Deus os emprestou a você com a inata insensatez neles, mas Ele lhe ensinou como afastar a insensatez para bem longe (Pv 19:18; 22:15; 23:13-14)! Pais, treiná-los não é uma opção (Ef 6:4). E mães, vocês também devem participar (Pv 1:8; 6:20). A escolha é de vocês, mas as consequências são certas!
Pais, vocês têm um objetivo e uma abordagem piedosa na questão de treinamento infantil? Ou a vida está simplesmente acontecendo no seu lar? E os seus filhos estão crescendo sem as suas correções e instruções? O pastor não pode fazer isto para você; e as escolas do sistema público certamente não estão. Deus escolheu dar aos pais a responsabilidade de comunicar a sabedoria aos filhos (Dt 6:4-9; 29:29).
Filhos, obedecei aos seus pais. Quando você desobedece, você causa desapontamento e dor. Se você não honra aos seus pais você colherá aquilo que você semeou – a dor futura dos seus próprios filhos (Gl 6:7). Não há nada fraco em se lembrar de como a sua mãe sentirá quando ela tomar conhecimento dos seus pecados. Tais considerações tem evitado que alguns homens cometam tais crimes.
Leitor, você considera a tristeza que causa ao teu Pai celestial pela sua tolice e carnalidade (Sl 95:10)? Enquanto o Deus celestial é independente de qualquer consequência dos pecados que você comete (Jó 35:5-8), a influência Dele em sua vida é entristecida ou apagada (Ef 4:30; ITs 5:19). Você pode agradar ou desagradar o seu Pai celestial (IISm 11:27; IRs 3:10). Sinta o significado destas palavras: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados…” (Ef 5:1)
Folha Nobre - Desde 2013 - ©