Uma das perguntas mais frequentes dos torcedores brasileiros é sobre qual a camisa que mais rende dinheiro com patrocinadores? A resposta é fácil: Palmeiras. O Verdão embolsou com publicidade e patrocínio R$ 119 milhões em 2019, exatamente R$ 40 milhões a mais do que o segundo colocado, o Flamengo. Tamanha diferença tem tudo a ver com o altíssimo investimento feito por Leila Pereira. Suas empresas, a Crefisa e a Fam, foram responsáveis por praticamente tudo arrecadado pelo Palmeiras com publicidade e patrocínio, conforme revela a demonstração financeira referente a 2019. O faturamento alviverde com patrocínio é tão grande, mas tão grande que supera as receitas somadas de Cruzeiro, Vasco, Bahia, Fluminense, Botafogo, Ceará e Fortaleza. O Blog fez um levantamento nos balanços financeiros dos 16 clubes com maior faturamento quando o assunto é patrocínio e traz abaixo os dados. Uma das maiores surpresas é a situação do São Paulo, clube que inovou na década passada vendendo grama e pedaços da rede dos gols do Morumbi. Atualmente, o Tricolor é só o oitavo que mais fatura com patrocínio, atrás até do Santos, que passou todo o ano de 2019 sem patrocínio máster. RECEITAS COM PATROCÍNIO EM 2019: 1º Palmeiras: R$ 119 milhões (R$ 95 mi em 2018) 2º Flamengo: R$ 79 mi (R$ 82 mi) 3º Corinthians: R$ 71 mi (R$ 32 mi) 4º Inter: R$ 48 mi (R$ 35 mi) 5º Grêmio: R$ 37 mi 6º Santos: R$ 23 mi (R$ 27 mi) 7º Atlético-MG: R$ 22 mi 8º São Paulo: R$ 21 mi (R$ 23 mi) 9º Athletico Paranaense: R$ 20 mi (R$ 17 mi) 10º Cruzeiro: R$ 18 mi 11º Vasco: R$ 16 mi (R$ 11 mi) 12º Bahia: R$ 15 mi (R$ 9 mi) 13º Fluminense: R$ 9,3 mi (R$ 13 mi) 14º Botafogo: R$ 9,2 mi (R$ 17 mi) 15º Ceará: R$ 8,8 mi (R$ 9,6 mi) 16º Fortaleza: R$ 7,5 mi (R$ 7,6 mi) Fonte: Blog do Jorge Nicola – Yahoo Esportes
Folha Nobre - Desde 2013 - ©