Empreendedor da Barragem Pedreira, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) vem abordando informações relativas ao COVID-19 e adotando medidas preventivas junto aos funcionários da obra. Logo após confirmada a transmissão do novo coronavírus entre seres humanos, exatamente no dia 31 de janeiro, o Consórcio construtor realizou a primeira atividade sobre o tema.
Foi durante o Diálogo Diário de Segurança (DDS), dispositivo do Consórcio em torno das pautas voltadas ao setor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) que as primeiras informações foram transmitidas aos colaboradores. Os DDSs, envolvendo também temas relativos à responsabilidade social para treinamentos, são realizados com os funcionários em pé, no pátio, antes do início das atividades nas frentes de obras, na formatação de “mini treinamentos rápidos”, que duram cerca de 15 minutos.
Começava ali a difusão do assunto, sempre em consonância com as recomendações oficiais, a fim de combater e minimizar a propagação da doença. ”Desde então, os profissionais de saúde da barragem passam atualizações sobre o novo coronavírus, reforçam as formas de prevenção e as medidas eficazes de precaução, incluindo a lavagem correta das mãos, cautela e restrição nas formas de contato pessoal, desinfecção de locais e superfícies, postura correta ao tossir e espirrar, uso obrigatório de máscaras e o esclarecimento de dúvidas pontuais”, conta o engenheiro gerente da obra, Ricardo Prado Franzone.
Além disso, os trabalhadores pertencentes ao grupo de risco foram afastados. Nos refeitórios, as equipes são divididas em turmas pequenas durante os intervalos do café da manhã, almoço e jantar para diminuir a concentração em ambiente fechado.
As refeições, antes oferecidas em buffet, passaram a ser servidas em embalagens individuais, bem como frutas e talheres são embalados separadamente. Bisnagas de álcool em gel estão acessíveis e dispostas em locais estratégicos. É feita ainda a aferição de temperatura antes dos trabalhadores entrarem nos ônibus em direção ao canteiro de obras e os veículos passam por higienização sistemática.
Em abril, quando o Decreto no. 2.859, do Município de Pedreira, declarou uso obrigatório de máscara em espaços públicos e privados, imediatamente foram distribuídos kits contendo máscaras de tecidos e uma bisnaga de álcool em gel para todos os colaboradores.
Membro da equipe de Comunicação e Interação Social, a comunicadora social Sarita Del Monte fala com orgulho desse contato diário com os funcionários à frente das obras do reservatório. “Nos DDS tratamos de temas importantes à segurança deles, com o objetivo de protegê-los e minimizar impactos negativos à qualidade de vida, passando pelo mais atual COVID-19, às campanhas de vacinação, até a importância de não negligenciar outras epidemias, a exemplo da Dengue, Zika e Chikungunya”, enfatiza.