Com a adoção do isolamento social por conta do coronavírus, parte da população teve de se adaptar de um dia para o outro a um novo sistema de trabalho: o home office. Neste formato, os colaboradores precisaram improvisar um escritório dentro de casa e a falta de ergonomia durante o trabalho pode acarretar diferentes problemas ortopédicos.
Para esclarecer a população, a Secretaria da Justiça e Cidadania e o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), autarquia vinculada à Pasta, promoveu um encontro virtual para debater o tema com o ortopedista e perito do Imesc Jonas Aparecido Borracini. “Às vezes, uma dor de cabeça pode ter ligação com a postura”, alertou. “O sedentarismo também é outro fator de alerta neste momento de home office. Além disso, tem a falta da ergometria adequada”.
O ortopedista também deu dicas simples para evitar o problema. “Procure deixar o celular na altura dos olhos, apoie a coluna no encosto da cadeira. Para quem é mais baixo, a saída é colocar um travesseiro para facilitar, além disso deixe seu joelho sempre em 90º graus”, disse.
Para mais dicas, assista aos vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=JKYblG5c218