O Governo de São Paulo enviou, nesta quarta-feira (10), mais um lote de respiradores à região de Sorocaba, totalizando 25 equipamentos destinados a hospitais da região de Sorocaba . Os novos equipamentos permitem a ampliação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para garantir atendimento a pacientes contaminados pelo coronavírus que estão em estado grave.
Veja também Guia de prevenção sobre o novo coronavírus Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus
Os 25 respiradores confirmados para a região serão usados em unidades hospitalares estaduais, municipais ou filantrópicas de quatro cidades: Capão Bonito (5), Sorocaba (10), São Roque (5) e Tatuí (5).
A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Até o fim desta semana, o Governo de São Paulo pretende entregar 830 respiradores para hospitais de todo o estado.
O SUS de São Paulo já dobrou o número de leitos de terapia intensiva abertos desde o início da pandemia, ultrapassando 7 mil vagas para atendimento a pacientes graves. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca ampliação.