O projeto “Cantinho da Matemática”, iniciado no fim de 2018, segue agora de forma virtual, devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. A coordenadora da escola estadual Euclides Bueno Miragaia, Ellen Sanches, grava semanalmente um vídeo fazendo a leitura de dois desafios nas redes sociais da unidade.
Veja também Guia de prevenção sobre o novo coronavírus Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus
Os alunos deixam as respostas nos comentários ou enviam no e-mail da unidade. A ideia surgiu a partir de uma experiência em uma das formações na Diretoria Regional de Ensino de São José dos Campos. As professoras coordenadoras do núcleo pedagógico dos anos iniciais começaram a usar desafios e charadas do Sherlock Holmes, trabalho que instigou os docentes a responder aos questionamentos.
Adaptação
Daí veio a ideia, que foi adaptada para a iniciativa, comenta a coordenadora. “Primeiro, criamos os desafios aleatórios de Matemática elaborados de acordo com a faixa etária dos estudantes, e depois colocávamos no chamado ‘Cantinho da Matemática’. Os alunos faziam as atividades e levavam na coordenação da escola”, salienta.
Cada um que fazia ganhava ponto positivo, mas sem alteração na nota. “Eu atrelei também um mercadinho da coordenação, onde em cada acerto do cantinho era feita uma contagem da quantidade que cada aluno tinha de moeda Miragaia, que remete ao nome da escola. No fim, todo mundo que participava e ganhava podia fazer as compras com aquelas moedinhas”, ressalta.
Neste momento de isolamento social, a escola resolveu continuar com a atividade para manter o laço com os alunos. “Tudo o que estamos vivendo é muito diferente e acho que eles precisam ter essa possibilidade porque gostam e aprendem com isso”, comenta a gestora.
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação