Paulista, PE – Na recente reunião realizada entre a Igreja Católica e representantes do Poder Público Municipal não houve consenso e a polêmica envolvendo a Praça São José, situada no centro de Paulista. A reunião contou com a presença do Secretário de Obras, Manoel Netoe do procurador do Município Dr. Assis. Representando a Igreja estiveram o Monsenhor Agripino, o padre Casimira e outros representantes da comunidade católica.
A polêmica começou quando a Prefeitura Municipal de Paulista, recebeu, através de emenda parlamentar do então deputado federal Ruy Carneiro, recursos para implantação de uma ‘Academia da Saúde’ na referida praça, que fica ao lado da matriz.
O projeto do Governo Federal possui três modalidades de Academias da Saúde, a simples, a intermediária e a completa, Paulista foi contemplada com a intermediaria que contempla além dos equipamento para a prática de exercícios físicos, dois banheiros, razões da discórdia.
A igreja diz que aceita a praça, porém não aceita a academia e nem os banheiros ao lado da igreja, alegando que os equipamentos de ginastica vão causar barulho durante as celebrações, e os banheiros, irão exalar mal cheiro.
Já a prefeitura tenta um acordo e diz que mudou a posição dos banheiros no projeto, assume compromisso de mantê-los limpos e com controle para os usuários da academia nos horários de funcionamento da mesma, esses horários serão elaborados em acordo com a Igreja para não atrapalhar as celebrações
A prefeitura diz ainda que não pode mudar o projeto para outro lugar, pois, o convênio, a licitação e o projeto foram elaborados para aquela praça, que inclusive, já foi demolida e está sendo reconstruída.
Também alegou que “o projeto começou em dezembro do ano passado com a instalação da placa e, na primeira semana de janeiro realizou a demolição e somente em abril, depois do processo já está em uma fase que não tem mais como mudar, é que se começou esta polêmica”.
Como não houve acordo, a direção da Igreja disse que vai recorrer à justiça para tentar resolver o problema.
Fonte: Fala PB
Folha Nobre - Desde 2013 - ©