Nesta terça-feira (14), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) realizou na cidade de Santos o lançamento regional do programa TODAS in-Rede. Por meio de live transmitida pelas redes sociais do InclusãoSP, a Prefeitura do município e a Pasta firmaram parceria e assinaram um protocolo de intenções.
O evento online, que teve a participação de cerca de 400 espectadores, contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, do Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, da Coordenadora de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência de Santos, Cristiane Zamari, da Secretária-Executiva dos Direitos de Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, da Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher de São Paulo, Jamila Jorge Ferrari, e da Intérprete de Libras Nara Oliveira.
“O programa ‘TODAS in-Rede’ vem exatamente para estar com as mulheres com deficiência. É um pedido do Governador João Doria, garantir a todas uma vida de paz, com direitos e dignidade. Se eu pudesse dar um sinônimo ao programa, eu diria que ele é o ‘todas em paz’, sem violência. É isso que estamos buscando”, ressaltou a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.
Adesão
Com a adesão ao programa, o município recebeu vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Santos para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e Curso de Libras de ensino a distância (EaD), além de divulgar na cidade as campanhas educativas da iniciativa.
“É uma alegria estar aderindo a esse programa. É muito importante para nós. Santos tem um foco muito grande às mulheres, é a cidade do Brasil com maior percentual de mulheres. Certamente realizaremos muitas ações e rende frutos, grandes resultados às mulheres com deficiência”, afirmou o Prefeito do município, Paulo Alexandre Barbosa.
TODAS in-Rede
O programa “TODAS in-Rede”, da SEDPcD, visa ao empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando a autonomia das cidadãs em diversos pilares, como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.
Com as ações previstas no programa, está sendo constituída uma rede virtual de mulheres com deficiência, de forma a retirá-las da invisibilidade de anos, buscando romper o ciclo histórico de exclusão social.
Para assistir à live do lançamento regional do programa “TODAS in-Rede” em Santos, basta acessar o Facebook InclusãoSP (https://www.facebook.com/InclusaoSP/).
Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/programa-todas-in-rede-e-lancado-no-municipio-de-santos