O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), coordenado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) no âmbito dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) da Capes, está colhendo frutos e conquistas.
No resultado das propostas finalistas (Top 50) da edição de 2020 do Prêmio Educador Nota 10, iniciativa das fundações Victor Civita e Roberto Marinho, duas alunas do ProEF foram classificadas: as egressas Suzi Dornelas e Silva Rocha, do campus de Bauru da Unesp, e Cybele Câmara da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A professora da Unesp Suzi Dornelas Rocha, graduada em Educação Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia do campus de Presidente Prudente da Unesp, concorreu na premiação com a dissertação apresentada no ProEF, intitulada “Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na educação física”.
Produtos educacionais
Orientado pela professora Andresa de Souza Ugaya, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências (campus de Bauru), o trabalho gerou dois produtos educacionais: um material didático, chamado “Planejamento pedagógico: um diálogo com a cultura africana e afro-brasileira” e outro audiovisual, com o nome “Viajando pela cultura africana”.
“Ao saber da indicação, posso dizer que foram muitos sentimentos envolvidos, mas dois deles perduram: gratidão e reconhecimento. Gratidão por todo o caminho percorrido e os aprendizados que vieram com ele para que eu chegasse até aqui, assim como ter parceiros (as) que me deram as mãos para juntos (as) realizar esse trabalho: comunidade escolar, orientadora, docentes que passaram pela minha formação, família e colegas de profissão”, destaca Suzi Rocha, professora de Educação Básica II (Educação Física) e mestre em Educação Física Escolar.
“Também há o reconhecimento dos docentes que atuam da escola pública, que buscam realizar um trabalho de qualidade e lutam por uma educação democrática e transformadora. Assim como a valorização da universidade pública, que enfrenta tantos percalços e, mesmo assim, vem formando excelente profissionais que acreditam que sua prática pode transformar contextos”, acrescenta.
Processo pedagógico
Na candidatura ao prêmio, a professora Suzi Rocha descreveu a pesquisa de mestrado apresentando o processo pedagógico que teve ênfase em jogos e brincadeiras de matrizes africanas, os quais levaram os alunos a expandirem seus conhecimentos e vivências acerca das histórias e das culturas desse continente e a valorizar a identidade afro-brasileira.
Ela abordou também a ação realizada na escola apontando o papel da família e a participação desta no evento organizado pelos estudantes, ressaltando a importância do diálogo respeitoso entre essas instituições sociais em prol de uma educação qualitativa e transformadora.
Em junho de 2018, a TV Unesp mostrou um pouco do projeto de extensão desenvolvido na Escola Estadual José Ranieri, em Bauru, que deu base para a dissertação de mestrado. Os interessados podem acompanhar a reportagem pela internet.
“O maior desafio foi articular os estudos e a pesquisa com a jornada de trabalho na escola. Foram dois anos de construção desse trabalho conjugados com uma jornada de 40 horas semanais. Mesmo assim, acredito que esses desafios nos impulsionam e nos dão forças para continuar e acreditar”, ressalta Suzi Rocha.
Diálogo
De acordo com a professora, um dos pontos principais do projeto foi proporcionar um diálogo respeitoso com estudantes e comunidade escolar sobre as culturas africanas e afro-brasileira por meio do contato lúdico e, com isso, despertar valorização e respeito.
“Outro aspecto relevante foi o envolvimento das famílias nas ações de todo o projeto, que perceberam a riqueza desse trabalho e a importância da sua participação na vida escolar dos/as estudantes e puderam desfrutar de uma experiência intergeracional e intercultural oferecida por eles/as (estudantes), ao realizarem o festival “Viagem pelos Caminhos da África”, que permitiu que jovens fossem protagonistas de todo o processo de ensino e aprendizagem, em que puderam compartilhar os conhecimentos construídos durante o projeto com a comunidade escolar”, completa Suzi Rocha.
O Prêmio Educador Nota 10, uma duas premiações mais respeitadas e concorridas da educação básica brasileira, recebeu quase 4 mil inscrições de professores e gestores de todas as unidades da Federação, que apresentaram as práticas para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Os projetos concorrentes se referem a práticas realizadas em 2019 e a maioria deles é de autoria de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
Dos 50 projetos finalistas, selecionados em razão do potencial para inspirar boas práticas na educação brasileira, serão escolhidos os dez vencedores e aquele docente que receberá o título de “Educador do Ano”.
Metrado profissional
O ProEF é um mestrado profissional em Educação Física semipresencial oferecido pela Capes e coordenado pela Unesp, tem duração de dois anos e alunos de onze instituições de ensino superior. Dos 14 polos presenciais do ProEF, a Unesp possui três polos: na Faculdade de Ciências (FC), em Bauru, no Instituto de Biociências (IB), em Rio Claro, e na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), em Presidente Prudente.
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