Tomamos muitos cuidados para nos proteger do perigo. Usamos cintos de segurança, tomamos vitaminas, trancamos as portas à noite, fazemos exercícios, regulamentamos o uso de elevadores, adquirimos seguro saúde, acompanhamos as previsões do tempo, evitamos as partes perigosas da cidade e assim por diante.
Também tomamos medidas para protegermos os nossos filhos. Nós cuidamos para que tenham três refeições balanceadas por dias, que tenham cuidado quando brincam no ‘playground’ da praça, que não brinquem com facas, evitem estranhos, não andem de bicicleta nas ruas, se agasalhem na época do frio e assim por diante.
Mas todas essas precauções têm pouco valor e só protegem o corpo. O que você está fazendo a respeito da alma? Da sua própria alma e as de seus filhos? Que medidas você está tomando para adquirir discrição e entendimento para você mesmo e para inculcá-las aos seus filhos? As instituições do mundo e a mídia certamente não os instruem, e raramente são ensinadas nas modernas instituições ou mídias cristãs. Mas Deus os disponibilizou.
Preservando e protegendo a sua alma exige esforços diferentes do que os descritos acima. E você deve considerar. O que é mais importante, a saúde física ou a da sua alma? O que é mais importante, seus bens financeiros ou a sua alma? O nosso Senhor Jesus valorizou a alma mais do que o ganhar o mundo inteiro (Mt 16:26). Ele claramente dispôs as suas prioridades para você.
A discrição e o entendimento não só preservarão a sua alma; também preservarão a sua vida e os seus bens. Como o Pregador disse em outra parte, “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.” (Pv 4:7). E o livro inteiro é dedicado ao enorme valor de adquirir discrição e entendimento.
A discrição sabe como, quando e o que fazer em várias circunstâncias. Entendimento é o discernimento da situação, os perigos ocultos, os erros sutis e a medida correta de ação.
Estes termos se sobrepõem em significados, mas também têm as suas próprias nuanças de significados. O nosso contexto mostra que estão relacionados à sabedoria e ao conhecimento (Pv 2:10). Veja os comentários de Provérbios 23:23.
Os benefícios de adquirir discrição e entendimento também são encontrados em nosso contexto (Pv 2:12-22). Eles lhe protegerão das vidas e das escolhas do homem mau e da mulher estranha, os quais estão no caminho da destruição.
O livro de Provérbios ensina a discrição (Pv 1:4). Ele nos ensina quando falar e quando não falar (Pv 26:4-5; Pv 15:28; Pv 29:11). Quando ficar com raiva e quando não enraivecer (Pv 25:23; Pv 19:11). Discrição é o dirigir bem os seus interesses (Sl 112:5). A mulher sem ela é como a porca (Pv 11:22; Tt 2:5). O conhecimento a respeito de quando plantar, colher e processar os vários grãos é um exemplo de discrição (Is 28:26). E José é um exemplo de homem que a tem(Gn 41:33-40).
O livro de Provérbios ensina o entendimento (Pv 1:2). Os animais não o têm (Jó 39:17; Sl 32:9). Seu alicerce é o conhecimento do santo (Pv 9:10), e é edificada pela palavra de Deus (Sl 111:10; Sl 119:98-100, 104, 130). Depende de o homem rejeitar o entendimento próprio (Pv 3:5). Adulterar, ouvir pessoas vãs e ser um fiador fácil demonstra a falta do entendimento (Pv 6:32; Pv 12:11; Pv 17:18). O entendimento envolve o governar o seu espírito (Pv 14:29) e a busca do conhecimento (Pv 15:14). É a fonte da felicidade (Pv 3:13), conduz a uma boa vida (Pv 13:15; Pv 16:22), e faz com que a pessoa tenha um excelente espírito (Pv 17:27). Daniel claramente tinha entendimento (Dn 1:20; Dn 5:11-14; Dn 6:3-4).
Discrição e entendimento preservarão e guardarão a sua alma e a sua vida. São aspectos do entendimento piedoso que o guardarão e preservarão de erros tolos, de pessoas más e do pecado. Eles o preservarão de todo o tipo de problemas, espirituais e físicos. Eles lhe trarão paz, segurança, sucesso e felicidade. A vida sem eles é dura e difícil (Pv 13:15; Pv 22:5).
São fáceis de serem obtidos, se você se aplicar a aprender a Palavra de Deus. Você precisa estar na igreja onde a Palavra de Deus é ensinada fielmente e frequentemente, e você precisa se aplicar na leitura pessoal, na meditação, na oração e no estudo. Então você deve aplicar o que aprendeu a situações na vida que Deus colocará no seu caminho (Hb 5:12-14).
Deus tem lhe dado os meios para proteger a sua vida dos problemas e das dificuldades. Ele lhe deu instrução para obter a felicidade e o sucesso. Você está se aplicando tão diligente e regularmente em adquirir estas duas coisas da mesma maneira que você faz para proteger o seu corpo e o seu dinheiro?