Você receberá uma herança. Você será promovido. Você obterá glória ou vergonha. Suas decisões de hoje lhe trarão uma destas duas coisas. Na realidade você pode já ter recebido uma parte da sua herança ou da sua promoção. Você está vivendo com sucesso pela definição de Deus, tendo uma gloriosa reputação? Ou você está envergonhado da bagunça que você fez da sua vida?
Para cada decisão haverá consequências. Algumas consequências não podem ser enxergadas imediatamente, mas você não pode evitá-las. Se você escolheu sabedoria como base para as decisões da vida, então o processo natural da vida e as bênçãos sobrenaturais de Deus lhe trarão glória e honra. Se você escolheu a insensatez, você e Deus já garantiram a sua dor e a sua vergonha.
Homens sábios tomam as suas decisões pela Bíblia, a revelada vontade de Deus. Insensatos tomam decisões pelos seus sentidos, seus pensamentos, pela opinião popular, tradição, hábitos, educadores, âncoras dos noticiários, tele evangelistas, e outras fonte malignas. A regra deste provérbio é simples; se você vive sabiamente, você será honrado; se você vive insensatamente, você será punido pela desonra.
Considere dois homens e suas escolhas relativas a mulheres. José resistiu à sedução pela senhora de Potifar com base na sua convicção que isto desagradaria a Deus: Ele acabou chegando ao trono do Egito. Sansão correu atrás de rostos maquiados, corpos disponíveis, e as lisonjas de prostitutas filisteias para satisfazer as suas luxúrias. Ele terminou seus dias cego, em trabalhos manuais, e cometeu o suicídio para por fim às suas dores.
Considere dois homens e suas escolhas relacionadas às riquezas. Moisés rejeitou todos os prazeres e tesouros do Egito para honrar a Deus, e ele se tornou um dos maiores heróis de Israel. Ló cobiçou ansiosamente os férteis vales do Jordão, onde estava situada a cidade de Sodoma; e ele terminou perdendo tudo, vivendo numa caverna e emprenhando suas duas filhas.
Homens, considerem as suas escolhas relacionadas com a educação. Saulo de Tarso abandonou uma das mais finas educações como sendo esterco pelo conhecimento de Jesus Cristo (At 22:3; Fp 3:4-8). Ele se tornou um dos maiores apóstolos. Os filósofos de Atenas adoravam os seus próprios pensamentos e zombaram do ensinamento vital acerca de Jesus Cristo (At 17:22-34). Eles se afogaram em seus próprios disparates, e hoje a nação deles é uma vergonha comparada com aquela que já foi.
Considere dois homens e suas escolhas relacionada com o Senhor celestial. Um ladrão na cruz ao lado de Jesus confessou a sua culpa e sabiamente escolheu honrar a Jesus como Rei; ele foi levado ao paraíso naquele mesmo dia para uma indescritível eternidade gloriosa. O outro ladrão em sua raiva e dor amaldiçoou a Jesus e foi para o inferno naquele dia para sofrer eternamente e em vergonha indescritível. As suas escolhas de sabedoria ou de insensatez lhe trarão glória ou vergonha no presente e no futuro. Preste atenção!
Somente idiotas cegos ou rebeldes teimosos pensariam que poderiam tomar as suas próprias escolhas em vida e evitar as dolorosas consequências. A evidência em tudo que os rodeia de que a insensatez humana conduz a incríveis disfunções, miséria e dor. Além disso, a Bíblia, do início ao fim, incluindo detalhes de fatos relacionados com o terrível dilúvio mundial, mostra o juízo certo de Deus para as suas escolhas egoístas. Tenha a certeza de que os seus pecados serão revelados!