A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Birmingham iniciam em 31 de julho uma série de seminários online que, até o fim deste ano, tratarão da indústria 4.0 sob diversos aspectos. Ao todo, serão seis webinars.
No primeiro encontro, especialistas do Brasil e do Reino Unido abordarão as competências e habilidades exigidas dos profissionais para atuar no contexto da indústria 4.0, que pode ser definida como a aplicação de processos de automação, tecnologia da informação e outras inovações tecnológicas relacionadas a esses campos à manufatura e indústria.
Para se inscrever no evento, o interessado deve clicar neste link (em inglês): https://www.birmingham.ac.uk/schools/business/events/2020/07/reg-competencies-and-skills-for-industry-webinar.aspx.
Tecnologias
Professor da Unesp no campus de Guaratinguetá, Jorge Muniz é um dos idealizadores do evento e um dos palestrantes no webinar de abertura, intitulado Competencies and Skills for Industry 4.0 Preparedness. O docente que também coordena o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Unesp explica que o evento falará de tecnologias e estratégias para implementação da indústria 4.0, mas também do seu impacto nos sistemas sociais, por exemplo no desenvolvimento regional e nas habilidades necessárias para o profissional que vão atuar no setor.
“Podemos entender como o lado humano dos impactos da indústria 4.0”, afirma Muniz. “A compreensão desse fenômeno sócio-técnico contribui para estabelecer relações de causa e efeito social potencial, orientar boas práticas sustentáveis, apoiar políticas públicas equilibradas em relação a forças sociais desiguais, repensar os currículos profissionais que serão direta e indiretamente afetados pela indústria 4.0, estabelecer parcerias entre universidade e empresa e prover informações para desenvolvimento de sociedades plurais”, destaca o professor.
A Universidade de Birmingham é uma das principais instituições de Ensino Superior e pesquisa do Reino Unido e uma parceira estratégica da Unesp no âmbito da sua política de internacionalização. Nesse sentido, as colaborações do professor Muniz com colegas do Reino Unido remontam ao ano de 2017, quando ele foi selecionado como Brazilian Visiting Fellow (professor visitante) para atuar com o colega Daniel Wintersberger, professor da Birmingham Business School, com bolsa da instituição britânica.
Parceria
A dupla trabalhou também no projeto de pesquisa intitulado Creating Favourable Context to Worker Knowledge Sharing: Assessing factors in Brazil and China automotive factories, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e que colaborou para estimular a criação desta série de webinars.
O grupo contou com pesquisadores da Business School (UoB), Unesp (campi de Araraquara, Bauru, Guaratinguetá, Itapeva, Jaboticabal, Marília), Universidade de Macau (China) e Universidade do Tennessee (Estados Unidos).
Além do professor Jorge Muniz, o webinar terá a participação de Marco Túlio Ribeiro, diretor regional de Inovação e Transformação Digital na Maxion, que irá falar das estratégias industriais da empresa em relação à indústria 4.0 e as experiências de sua aplicação em uma empresa líder mundial na fabricação de rodas automotivas.