Com concurso DPE PR (Defensoria Pública do Estado do Paraná) previsto para defensor e área de Apoio, órgão confirma 871 cargos vagos, que podem favorecer convocações.
Déficit de cargos na DPE PR
A Defensoria Pública do Estado do Paraná, possui dois concursos DPE PR previstos. Os editais serão para cadastro de reserva, no quadro de Apoio, e para 12 vagas na carreira de Defensor Público. Entretanto, com 871 cargos vagos, o número de convocações pode ser superior ao de vagas ofertadas.
Foi confirmado pelo setor de Recursos Humanos da Defensoria, que possui 871 vacâncias em cargos efetivos e três para provimento em comissão.
Do total de cargos vagos, a maior carência é na carreira de Defensor Público. De acordo com o relatório, são 473 vacâncias.
Dessa maneira, apesar das 12 vagas autorizadas para o próximo concurso DPE PR, é possível que mais candidatos aprovados sejam convocados durante o prazo de validade do certame.
Já o concurso DPE PR para a área de Apoio, será para a formação de cadastro reserva. Entretanto, é possível que muitos candidatos aprovados sejam convocados ao longo do prazo de validade da seleção.
Isso porque, algumas especialidades contam com um alto número de cargos vagos. Conforme o relatório da equipe de Recursos Humanos da Defensoria, há déficit nas seguintes áreas:
- Administração: 02 cargos;
- Assessor Jurídico/Direito: 248 cargos;
- Informática: 01 cargo;
- Psicologia: 21 cargos;
- Secretário Executivo: 11 cargos;
- Serviço Social/Assistência Social: 16 cargos;
- Técnico em Informática: 02 cargos;
- Técnico Administrativo: 96 cargos.
Vale ressaltar que, segundo o aval, o concurso DPE PR terá cadastro de reserva ainda nas especialidades de Engenharia, Contabilidade, Estatística e Economia. Entretanto, de acordo com o RH da Defensoria, estas carreiras seguem sem cargos vagos.
Dessa maneira, os candidatos aprovados nestas áreas terão que aguardar pela abertura de vagas ao longo do prazo de validade da seleção . Tanto os editais para o cargo de Defensor quanto o da área de Apoio, podem ser divulgados em breve.
Segundo o defensor-público geral do Paraná, Eduardo Abraão, as seleções estão próximas. No entanto, as divulgações devem ocorrer apenas com o controle da pandemia da Covid-19 no estado.
Veja como será o concurso DPE PR para área de Apoio
Os candidatos interessados no novo concurso DPE PR destinado para a área de Apoio, já podem se preparar para o certame. O regulamento foi divulgado no Diário Oficial do Paraná, e informa cargos e etapas de avaliação da seleção.
Segundo informações do documento, o próximo concurso da Defensoria Pública do Estado do Paraná terá vagas para a formação de cadastro reserva, com o intuito de repor os cargos vagos. O certame irá contar com oportunidades para as seguintes carreiras:
- Direito;
- Informática;
- Engenharia;
- Contabilidade;
- Administração;
- Estatística;
- Economia;
- Secretariado Executivo;
- Técnico em Informática;
- Técnico Administrativo;
- Técnico em Recursos Humanos;
- Psicologia;
- Assistência Social.
De acordo com o regulamento, para concorrer às especialidades de Direito, Informática, Contabilidade, Economia, Administração, Estatística, Secretariado Executivo, Psicologia, Serviço Social e Engenharia, será necessário ter o nível superior na área desejada.
Para a carreia de Técnico de Recursos Humanos, os participantes deverão ter curso técnico correlacionado à especialidade. Já para os cargos de Técnico de Informática e Técnico Administrativo, também será preciso ter o nível médio técnico na área ou formação superior.
Além dos requisitos mencionados, o edital poderá trazer critérios como o registro profissional no respectivo órgão de classe.
Também é informado no regulamento, sobre a comissão organizadora que ainda será formada. Este grupo será presidido pelo defensor público indicado pela Defensoria Pública-Geral do Estado.
A comissão organizadora do certame ainda contará com quatro membros suplentes, três indicados e designados pela DPE PR, dentre os defensores ativos do estado e um servidor representante da Associação de Classe dos Servidores da Instituição.
Após a formação da comissão organizadora, a equipe terá a responsabilidade por elaborar o projeto básico da seleção e os trâmites para a contratação da banca organizadora. Somente com a empresa contratada, o edital poderá ser divulgado.