Presidente Prudente e municípios da região vão passar a fazer parte das iniciativas promovidas pelo TODAS in-Rede, programa do São Paulo voltado à inclusão e à proteção de mulheres com deficiência. Na quinta-feira (10), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu o lançamento regional do programa por meio da formalização da parceria e assinatura de Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Presidente Prudente.
A transmissão online do evento, acessível com intérprete de libras e legendas, contou com mais de 200 participantes. “O São Paulo, por meio do programa TODAS in-Rede, vem trabalhando para proporcionar uma vida melhor às mulheres com deficiência. Estamos aqui para oferecer a elas cursos de empreendedorismo, vagas de trabalho, incentivo de escolaridade, prevenção à violência e principalmente para emponderar as mulheres com deficiência de Presidente Prudente”, afirmou a Secretária Célia Leão durante cerimônia.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Fabiana Macedo, agradeceu em nome do Prefeito Nelson Bugalho e ressaltou o compromisso firmado durante a live. “O TODAS in-Rede vem em um momento que sabemos da necessidade de ter uma ação como esta, um olhar diferenciado às mulheres com deficiência. Agradecemos ao São Paulo, e nos empenhamos para colocar em prática todo esse trabalho em prol das mulheres com deficiência”, disse.
Juntamente com a adesão ao programa, o município recebeu vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Presidente Prudente para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e Curso de Libras de ensino à distância (EaD), além de divulgar no município as campanhas educativas do TODAS in-Rede.
Participaram do lançamento também Ieda Filgueiras, delegada seccional de Presidente Prudente; Mauro Bragato, deputado estadual; e Lika Chagas, coordenadora municipal da Pessoa com Deficiência.
TODAS in-Rede
O TODAS in-Rede é um programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência que visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo. Buscando o empoderamento e autonomia dessas mulheres em diversos pilares: acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.
Com as ações previstas no programa, será constituída uma rede virtual de mulheres com deficiência, de forma a retirá-las da invisibilidade de anos, buscando romper o ciclo histórico de exclusão social.
Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/presidente-prudente-recebe-lancamento-regional-do-todas-in-rede