A crise da Covid-19 trouxe para as empresas a necessidade de reinventar seus processos, canais e estratégias de relacionamento com clientes. Segundo pesquisa do Sebrae, 79% dos negócios do segmento de serviços educacionais sofreram redução no faturamento. No entanto, a adoção de ações de combate aos efeitos da crise trouxe resultados. Se em abril, apenas 23% dos empresários informaram estar funcionando, em julho este percentual foi de 50%.
Diante de desafios como inadimplência e suspensão de contratos, políticas de descontos nas mensalidades e adaptação às aulas online, algumas empresas lançaram mão de ações exitosas que reduziram o impacto sobre seus negócios como a Mana Idiomas e a Microlins Unidade Tremembé, ambas de São Paulo, que tiveram em comum estabelecer um relacionamento com os clientes de maneira mais próxima e individualizada.
Aumento de demanda em meio à pandemiaA Mana Idiomas, cursos de idiomas que atua exclusivamente com mulheres, conseguiu aumentar a demanda a ponto de, em meio à crise, realizar um processo seletivo após dois meses do início da quarentena.
Segundo Bianca Urata, Diretora da Mana Idiomas, a comunicação e transparência com os clientes trouxe um retorno positivo. No início da interrupção das aulas presenciais, a empresa enviou um vídeo às nossas alunas relatando a situação e colocando-se à disposição para auxiliá-las no que fosse possível.
A atuação em parceria e de forma mais próxima com a equipe foi essencial para enfrentar os desafios. Com a facilidade das reuniões online, realizadas com maior frequência, puderam identificar necessidades, discutir, avaliar e definir ações como a adaptação das aulas presenciais para a modalidade online e oferta de conteúdo online gratuito na página no Instagram.
Proximidade com alunos e paisA Microlins, unidade de Tremendé, sempre prezou por um relacionamento um a um, customizado com seus alunos e pais, o qual fez muito a diferença com a chegada da pandemia e suspensão das atividades presenciais. Realizaram uma ação de renovação de matrículas conseguindo alcançar os números de novas matrículas para manter a escola.As aulas on line são realizadas em tempo real e com números de alunos reduzidos. Os professores foram motivados a passar o conteúdo como se estivessem em sala de aula. Para Francisco Alexandre, diretor da Microlins Tremenbé, o engajamento dos colaboradores foi essencial para a superação das dificuldades.
“O maior resultado percebido, foram com os pais dos nossos alunos. O nosso cuidado refletiu em agradecimentos, e os pais, com essa pandemia, viram que não éramos apenas mais uma escola de cursos, e sim, profissionais trabalhando a mais para suprir toda necessidade dos seus filhos”. Ressalta
Assista a live Cursos e escolas: Como evitar a inadimplência e atrair alunos do Sebrae SP, e acesse o EBOOK Dicas de como evitar a inadimplência.
Dados das empresas
Mana Idiomaswww.manasidiomas.com.brInstagram: @manasidiomas
Microlins TremenbéIntagram: @microlins_tremembeFacebook: @microlinsfranquiatremembe