A pandemia de COVID-19 gerou incerteza e preocupações, porém, com o passar do tempo e adaptadas às rotinas, as pessoas passaram a praticar hobbies e a desenvolver projetos mesmo durante a quarentena. Professores da rede estadual, por exemplo, publicaram livros neste período.
Em Limeira, Luís Antônio Vieira, professor de Filosofia da Escola Estadual Professor Arlindo Silvestre, se uniu ao colega da rede municipal Claudinei Zagui Pareschi. Eles criaram o livro “Reflexões em tempo de pandemia”, a partir de conversas que tiveram por mensagens.
Na obra, os dois filósofos retrataram as experiências pessoais durante o isolamento social. Passando por pensadores como Sócrates, Platão, Santo Agostinho e Sartre, os autores discutem sobre temas muito debatidos na Filosofia, como medo, felicidade e amizade, entre outros.
Luís Antônio Vieira conta que, muitas vezes, enquanto fazia o planejamento de aulas mediadas por tecnologia, surgiam pensamentos que acabaram indo para o livro. “Neste tempo difícil para todos nós, aproveitei para expor meus pensamentos e levar uma mensagem positiva mesmo durante esta pandemia”, afirmou.
Inspiração
Já Valéria Ferrante, professora da Língua Portuguesa e Inglesa na Escola Estadual Professor Waldomiro Guimarães, de Santo André, publicou a obra “Doze Contos de Vida”, com histórias que misturam ficção e realidade, explorando as relações pessoais antes das redes sociais.
“Sempre gostei de escrever poesias, crônicas e contos. Com o passar do tempo, senti a necessidade de expor minha obra literária, tocar a emoção das pessoas, inspirar e motivar os alunos a produzirem seus próprios textos”, salientou a docente.
Apesar de ser publicado durante a quarentena, a ideia para o livro surgiu de uma vivência que a educadora teve na sala de aula. O projeto “Te Conto na escola” foi desenvolvido em parceria com outra professora, Viviane Cardoso, e teve o intuito de incentivar a leitura e a produção de texto na escola. Dentro do projeto, os alunos analisaram um dos doze contos escritos por Valéria.
“Essa publicação tem como principal objetivo fortalecer a relação do professor com o aluno. Ela serve também para valorizar o professor e sua capacidade de produzir o que seus alunos leem: textos, poesias, artigos, ideias sobre o mundo em que vivem e atuam, reforçando, assim, o poder de transformação da educação na escola”, conta a professora.