O InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, selecionou 112 empresas para participar do ciclo 2020.2. Elas foram escolhidas dentre 473 inscritas de todo o país por desenvolverem soluções inovadoras em produtos ou serviços, estarem em estágio de operação e tração, terem suas primeiras vendas já realizadas ou uma crescente base de usuários.
“O InovAtiva é peça fundamental para alavancar a inovação e o empreendedorismo inovador no país, pois promove ao ecossistema de startups conexão com grandes empresas, mentorias exclusivas com especialistas renomados do mercado e visibilidade. Além disso, o programa dá a oportunidade de os participantes apresentarem seus negócios para a maior banca de investidores do Brasil”, afirma Gustavo Ene, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.
O processo de aceleração acontecerá entre os dias 15 de setembro e 07 de dezembro. Nele, serão disponibilizadas, gratuitamente e de forma digital, mentorias individuais, coletivas e especializadas; treinamento de pitch (apresentação dos negócios para agentes do segmento) e webinars.
“Todas as ações do programa de aceleração do InovAtiva Brasil, incluindo mentorias, oficinas, conexão e o InovAtiva Experience, seguem ocorrendo de forma 100% online, viabilizando a participação integral de startups de todo o Brasil, sem necessidade de deslocamento para participação em ações presenciais. Esse formato viabiliza oportunidades para startups em diversos momentos da jornada, fomentando a inovação e gerando novas oportunidades”, afirma o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
As startups que cumprirem todas as atividades obrigatórias poderão participar do InovAtiva Experience, evento de encerramento do ciclo no qual ocorrem palestras, debates, networking e a apresentação das soluções para investidores de todo o Brasil em bancas temáticas.
Sobre as selecionadas
Representando 21 estados brasileiros, essas startups estão situadas principalmente na região Sudeste (46%). Funcionando no modelo de negócios SaaS (43%), a maioria já recebeu algum tipo de investimento (68,8%).
Atuando no modelo B2B (57%), elas oferecem soluções, majoritariamente, para empresas de TI e Saúde (13%) e no último ano tiveram faturamento de até R$ 50 mil (46%).
A lista com todas as empresas selecionadas está disponível no site do programa: https://www.inovativabrasil.com.br/aprovadas-ciclo20202/
Sobre o programa de aceleração InovAtiva Brasil
O InovAtiva Brasil é um programa gratuito para aceleração de negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pelo Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O programa oferece mentorias, visibilidade às startups e conexão com investidores, grandes empresas e parceiros. Entre 2013 e 2019, mais de 2000 startups de todas as regiões do Brasil participaram do programa e mais de 1000 delas chegaram à fase de apresentar suas soluções em bancas presenciais com investidores.