O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil deflagram, na manhã desta quinta-feira (09/06), a Operação Castelo de Areia. O objetivo é cumprir mandados de prisão preventiva contra 63 pessoas acusadas dos crimes de quadrilha, associação para o tráfico, colaboração com o tráfico, comércio ilegal de arma de fogo, roubo e receptação. Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão.
De acordo com a ação penal, a quadrilha atuava na venda a distribuição de maconha e cocaína em municípios da Baixada Fluminense. Outras duas denúncias revelam a especializada em roubo e receptação de mercadorias, tendo a associação criminosa articulada em mais de uma ocasião para roubar produtos cosméticos das empresas Natura, Jequiti e Belcorp, avaliadas em cerca de R$ 32 mil.
Ainda segundo a denúncia, um dos receptadores comprava preferencialmente carga de cigarros para revendê-la em seu próprio estabelecimento comercial, chamado “Adega do Curió”, localizada em Nilópolis.