segunda-feira, 7 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

CRE aprova indicações para embaixadas do Brasil no Chile, Guiné e Timor-Leste — Senado Notícias

21/09/2020
in Política

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizou na noite desta segunda-feira (21) a terceira reunião semipresencial do dia para análise de indicações de diplomatas a embaixadas brasileiras. Foram aprovadas as indicações de Paulo Roberto Soares Pacheco, para chefiar a embaixada do Brasil no Chile; Antônio Carlos de Salles Menezes, para a embaixada na República da Guiné; e Mauricio Medeiros de Assis, para trabalhar na embaixada do Brasil no Timor-Leste.

Todos obtiveram 16 votos favoráveis e nenhum contrário. Os nomes seguem para análise do Plenário.

Chile

O diplomata Paulo Roberto Soares Pacheco foi indicado para o posto de embaixador do Brasil no Chile. O relatório foi apresentado pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG).

Pacheco iniciou sua carreira diplomática em 1988 e era chefe da assessoria especial de relações internacionais do Ministério de Minas e Energia. Já assumiu postos diplomáticos nos Estados Unidos, Colômbia, Inglaterra e Argentina.

Durante a sabatina, ele salientou que o fluxo comercial entre Brasil e Chile tem grande volume — o Brasil foi o principal parceiro comercial do Chile na América Latina em 2019 —, mas existe potencial para um crescimento ainda maior com a vigência dos tratados comerciais envolvendo os dois países. O diplomata destacou o interesse do governo chileno na cooperação com o Brasil no desenvolvimento de uma vacina anti-covid-19. Também sublinhou que a presença do Chile como membro da OCDE poderá ensinar lições ao Brasil sobre o processo de ascensão ao grupo.

Em resposta ao senador Fernando Collor (Pros-AL) sobre o plebiscito constitucional marcado para 25 de outubro no Chile, Pacheco associou a consulta ao eleitorado à convulsão social verificada no fim de 2019 e admitiu os efeitos de uma nova Constituição sobre a experiência de três décadas sobre a organização da previdência chilena.

— Há vontade do povo chileno em elaborar uma nova Constituição. Isso provavelmente resultará em mudanças no sistema previdenciário — explicou, referindo-se à exigência popular, expressa em manifestações no ano passado, de restauração de um sistema público de previdência social.

Guiné

Indicado para a República da Guiné, Antônio Carlos de Salles Menezes ingressou na diplomacia em 1987. Atualmente, é embaixador no Togo, posto exercido desde 2015. A indicação foi relatada pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Consultado pelos senadores, o diplomata disse que espera estimular as relações comerciais e culturais entre os dois países, baseada no diálogo sul-sul e na ligação histórica entre Brasil e África. Em sua avaliação, além das grandes riquezas naturais, a Guiné oferece um ambiente de negócios atrativo, uma situação de estabilidade política mantida há uma década, e um crescimento sistemático do produto interno bruto (PIB) nos últimos anos.

— Há uma previsão de mais de 2% para este ano, apesar da covid-19, que, no cômputo geral, pode-se dizer que poupou os guineanos — declarou.

Timor-Leste

Atual diretor do Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação do Ministério das Relações Exteriores, Mauricio Medeiros de Assis foi indicado para o cargo de embaixador do Brasil no Timor-Leste. Dentre os postos que exerceu no exterior, destacam-se Espanha, Vietnã e China. A indicação foi relatada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Durante a sabatina, o diplomata reconheceu a admiração e o respeito mútuo entre o Brasil e Timor-Leste, ambos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ele registrou a forte influência dos parlamentares brasileiros no apoio ao referendo de 1999 pelo qual Timor-Leste conquistou sua independência da Indonésia, e mencionou que a construção do novo país tem contado com cooperação técnica do Brasil em vários aspectos.

— Já desenvolvemos 83 projetos bilaterais de cooperação técnica no Timor e mais de uma dúzia de projetos na área de educação e de defesa — disse Mauricio Medeiros de Assis, que espera novas iniciativas do gênero.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/21/cre-aprova-indicacoes-para-embaixadas-do-brasil-no-chile-guine-e-timor-leste

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.