Um evento totalmente virtual, com a experimentação singular da realidade virtual, em ambiente parecido com um vídeo game foi um dos grandes diferenciais do Conecta Sebrae Agrolab Amazônia. O Evento foi realizado nos dias 22 a 24 de setembro e trouxe um novo modelo de relacionamento entre o setor produtivo e mercados potenciais.
Corroborando uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, com apoio da Embrapa e do Inpe, que revelou que 84% dos produtores rurais pesquisados acessam tecnologias digitais, o evento totalmente digital parecia ser o caminho mais adequado. De fato, pode-se verificar ao longo das estradas vicinais inúmeras antenas de internet, geralmente via rádio, onde os produtores rurais costumam se conectar na grande rede e, por isso, a Agrolab Amazônia foi idealizada, aproveitando-se tal conexão do homem do campo.
Porém, não seria o suficiente este modelo de evento inovador. Seria necessário conteúdo robusto, relevante e de grande valia para os operadores do agronegócio da Amazônia Legal. Neste sentido, uma programação recheada de temas de grande importância e com grande transversalidade para que o empreendedor rural agregue valor à sua propriedade rural e aos seus produtos. Desde temas estritamente técnicos como a lida de uma cultura específica, a integração Lavoura/Pecuária/Floresta, passando por palestrantes diretamente do Vale do Silício, evidenciando a necessidade de inovação e tecnologia também no campo. A programação surfou em temas absolutamente atuais como a sustentabilidade e novas tendências que o setor produtivo deve em breve estar adaptado.
Os painéis de discussões foram muito concorridos. Personalidades como ministros, ex-ministros, líderes empresariais, gestores de entidades conectadas ao agronegócio, entre outros. A dinâmica foi leve, em forma de talk, onde os participantes puderam acompanhar grandes debates, posicionamentos e provocações que marcaram os momentos da Agrolab Amazônia.
Outra face da programação que foi bastante acessada foram os fóruns de governança, onde foram colocados em mesas virtuais atores que influenciam diretamente os rumos do setor produtivo na região amazônica. Foi o caso do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, assim como os fóruns de Assistência Técnica e Extensão Rural, dos secretários de Estado de Agricultura da Região Norte, gestores das Superintendências Federais do Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento e do Parlamento Amazônico. Todos muito concorridos e com ótimas discussões.
Mas os ambientes virtuais mais acessados foram mesmo os pavilhões de expositores. Centenas de empresas e empreendedores rurais estavam participando com seus produtos, serviços e soluções. Foram mais de 21 mil trocas de cartões virtuais entre participantes e expositores e esse volume de acesso significa que essas pessoas querem estabelecer um relacionamento com os expositores.
Foram mais de 57 mil visitas a pavilhões, sendo 37.455 visitas a expositores, um recorde de acessos suportado pela plataforma criada especialmente para o evento. Os expositores receberam interações tantos pelo chat da plataforma (cerca de 8 mil interações) quanto diretamente por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens, que eram informados nos estandes virtuais.
Além disso, os leilões virtuais de gado tiveram grandes lances e ainda contam com alguns lotes ainda abertos para novos lances. As rodadas de negócios nacional e internacional também avançaram bem e grandes prospecções foram realizadas com expectativa de futuros negócios.
As apresentações culturais foram uma agradável surpresa para quem visitava remotamente o ambiente virtual da Agrolab Amazônia. O objetivo era demonstrar a diversidade cultural da Amazônia, além de entreter e encantar quem tinha acesso ao conteúdo. Missão cumprida.
Os resultados gerais das negociações ainda estão sendo levantados, mas o mais relevante é a conexão realizada entre as duas pontas das relações. Em breve os frutos serão colhidos de toda essa movimentação realizada em prol do setor produtivo, em especial do Pequeno Produtor Rural. Os conteúdos das palestras, painéis e fóruns estarão disponíveis no Canal do YouTube do evento (Conecta Sebrae Agrolab Amazônia) a partir desta sexta (25).