O Senhor Deus tem a última palavra no que diz respeito ao poder econômico. Deixem as nações legislarem, os bancos centrais incharem, as escolas de administração de empresas educarem, ou os ladrões confiscarem, eles nada podem fazer contra Ele. A regra é simples – Ele supre as necessidades dos justos, Ele destrói a riqueza do ímpio.
Jacó era o homem mais pobre em Canaã – fugindo pela sua vida pessoal com apenas um cajado, mas quando ele voltou 20 anos depois, ele teve de atravessar a Jordânia em dois grupos (Gn 32:10)! José foi o homem mais pobre no Egito – foi um escravo estrangeiro em cadeias condenado por estupro, mas 22 anos depois ele mandou um presente simbólico da sua riqueza que despertou seu querido pai (Gn 45:27)! Dê glória a Deus!
A viúva Rute e a órfã Ester, ambas em terras estranhas, não tinham nada, mas uma delas se tornou uma mãe rica, de uma linhagem real, e a outra a rainha do mundo. Davi era o esquecido oitavo filho, deixado no campo para viver com as ovelhas; mas em poucos anos, ele não conseguia explicar a riqueza que ele arrecadou para o templo (ICr 22:14). Coloque a sua confiança no Senhor!
Davi disse: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.” (Sl 37:25) O Filho de Davi, disse: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mt 6:26)
Faraó governava a mais avançada e próspera nação da terra, mas quando ele não rendeu a apropriada reverência ao Senhor, Deus levou a nação egípcia à falência (Êx 12:36; 15:14)! O maior monarca da história do mundo foi o rei Nabucodonosor, mas Deus o reduziu a um estado de vergonha com um coração de animal e vivendo como um animal (Dn 4:31-33).
Ló investiu no melhor mercado, mas escolheu uma vida mundana; Deus o reduziu à pobreza em uma caverna com suas filhas. Judeus devotos, novamente reunidos em Jerusalém, não colocaram o templo em primeiro plano e Deus colocou buracos em suas bolsas e soprou contra seus esforços (Ag 1:1-11; Ml 3:11).
“Não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor.” (Pv 21:30). Você não pode brincar com o mais alto Deus. Tenha certeza que o seu pecado será revelado e você será diminuído! Você está indo para baixo! Leia a contundente acusação de Zofar a respeito de hipócritas (Jó 20:4-9)!
A primeira regra da economia bíblica é obedecer a Deus. Ana sabia, “O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.” (ISm 2:7) Buscai primeiro o reino de Deus, e Ele cuidará de todas as suas necessidades (Mt 6:31-33). Ele cuida dos pardais, e vocês são de muito maior valor do que muitos pardais (Mt 10:29-31). Amém.