Trezentas famílias beneficiárias do Residencial Zona Sul Minha Casa, Minha Vida, em Ariquemes, não podem entrar nas suas casas, já prontas, por falta da ligação de água da Caerd.
O empreendedor tem enfrentado uma espera desde 2011, quando, em documento assinado, a CAERD se comprometeu a fornecer água para o bairro Jardim Zona Sul. E já são longos 5 anos de espera para que a concessionária faça a ligação, desde a assinatura do compromisso. “A situação já está grave há muito tempo, critica Dr. Dionísio, proprietário do Jardim Zona Sul e construtor do Projeto Minha Casa Minha Vida”.
“O problema é que o empreendedor do loteamento Zona Sul e do Projeto Minha Casa Minha Vida dotou os imóveis de infraestrutura necessária à instalação pela CAERD, e esta, por sua vez, não se organizou – nem no aspecto financeiro nem no operacional – para atender às solicitações feitas pelos consumidores e pela incorporadora”, conta Dionísio.
A maioria dos empreendimentos construídos em lotes particulares requer, pela legislação, uma série de documentos que dificultam ao empreendedor atender a extensa burocracia, se criando um impasse.
Alguns moradores do empreendimento Zona Sul já se cansaram de esperar e se organizam fazendo um abaixo-assinado ao Ministério Público para ter a situação resolvida. O Sr. Gilcimar Vieira, reclama: “já faz mais de seis anos que eu moro aqui no loteamento e o problema da água tem ficado só na promessa, num “jogo de empurra”, e nós ainda não sabemos quando teremos água da CAERD”, lamenta.
A Dona Odília Moreira dos Santos reclama que vem pedindo a instalação de água no seu terreno há muito tempo e sempre obtém como resposta que a situação depende da CAERD. Na mesma situação é o caso do Sr. Antonio Soares Carneiro: “Sou morador há 7 anos e todo esse tempo sofro por falta d’água. E por força do contrato nós moradores não podem furar poços para assim obter água”, complementa. O rol de reclamações é engrossado pelos irmãos Antonio Moreira dos Santos e José Moreira dos Santos. Cada um adquiriu um terreno e passam pelos mesmos problemas.
“O principal problema é o nosso cliente. Aquele cliente mais humilde, que compra o lote e quer sair do aluguel. Temos visto essas pessoas ficarem morando sem água em suas residências”, diz o Dr. Dionísio. “O que nós do Jardim Zona Sul temos feito é buscar uma solução junto à concessionária. Como mudaram os procedimentos e não há comunicação efetiva, ficamos perdidos na burocracia, e isso atrapalha”, completa.
Em Ariquemes, o aumento da demanda superou a capacidade de atendimento da CAERD. As demandas cresceram e a concessionária de água não se preparou para ela. No abastecimento, falta água para a CAERD vender devido à escassez de investimentos em distribuição.
O que diz a CAERD
Consultada pela reportagem, a concessionária de água de Ariquemes, CAERD, disse que precisa analisar os casos para responder sobre os atrasos em cada empreendimento. Mas adianta que com relação ao empreendimento Zona Sul falta à empresa cumprir uma série de pendências. “Na verdade, falta à empresa apresentar para a CAERD uma documentação solicitada no dia 19 de abril de 2016 através da CT nº 103/DTO, com relatório e que atenda às exigências da nova legislação”, disse Eliana Rosa Diretora executiva da CAERD Ariquemes.
Na versão da CAERD, o papel da concessionária está sendo cumprido na íntegra. E não existe nenhum problema grave.
Fonte e Fotos: AOR OLIVEIRA para o Coopfree; Jornalismo Cidadão