Lista reúne os principais atletas no mundo adeptos da prática vegana
De uma redução saudável no colesterol, pressão arterial e risco de doenças cardíacas à perda de peso, parece haver muitos benefícios para a saúde em se livrar de laticínios, carnes e ovos. Um estudo recente mostrou que uma dieta vegana à base de plantas pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a controlar o peso e os níveis de açúcar no sangue.
No entanto, uma coisa que muitas pessoas se preocupam quando se tornam veganas é ingerir proteína suficiente. Surpreendentemente, muitos atletas de ponta – incluindo campeões mundiais, lutadores de artes marciais e um levantador de peso olímpico – não parecem nem um pouco preocupados em obter proteína suficiente de suas dietas veganas.
De jogadores de futebol a levantadores de peso e estrelas do basquete a um campeão de corrida, diversos atletas são veganos. Em alguns casos, você será surpreendido. Você também pode acompanhar novidades sobre alimentação no Jornal 365.
No tênis, uma das principais defensoras do veganismo é Venus Williams. A norte-americana ganhou sete títulos de Grand Slam de simples e 14 títulos de Grand Slam de duplas para mulheres. Ela também ganhou o título de simples feminino de Wimbledon por cinco vezes e tem quatro medalhas de ouro olímpicas.
A estrela do tênis adotou uma dieta vegana crua depois que foi diagnosticada com síndrome de Sjögren em 2011 e os médicos aconselharam que isso aliviaria alguns de seus sintomas, como fadiga extrema e dores nas articulações.
O pentacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton conquistou seu quinto título na semana passada, um ano depois de adotar uma dieta vegana em 2017.
Hamilton foi o décimo atleta mais bem pago do mundo no ano passado, de acordo com a Forbes. Conversando com a rede britânica BBC recentemente sobre sua transição para uma dieta vegana, Hamilton disse: “Como raça humana, o que estamos fazendo ao mundo … a poluição [em termos de emissões de gases do aquecimento global] proveniente da quantidade de vacas que estão sendo produzidas é incrível”.
Outra estrela vegana é o atacante Defoe. Ele é o sétimo maior artilheiro da história da Premier League, marcando mais de 150 gols no campeonato até o momento. Ele joga pelo Bournemouth FC e pela seleção da Inglaterra – ambos como atacante.
Um caso curioso é o de Barny du Plessis, o primeiro fisiculturista vegano do mundo e Mr Universe 2014, entre outros títulos nacionais e internacionais.
Du Plessis se tornou vegano depois de se aposentar do fisiculturismo em 2013 devido a uma lista cada vez maior de problemas de saúde que incluíam hérnias e refluxo ácido. Depois de adotar um estilo de vida vegano, o fisiculturista viu seu condicionamento físico melhorar radicalmente e voltou ao palco – ganhando o título de Mr Universe em 2014.
No MMA, destaque para Nate Diaz. Ele é um dos principais lutadores do UFC – a maior organização de artes marciais mistas do mundo. Diaz se tornou vegano aos 18 anos, inspirado por seu irmão mais velho e ex-campeão dos meio-médios no Strikeforce e no WEC, Nick Diaz.