A cidade de Ariquemes ainda está muito longe de ser considerada uma cidade desenvolvida por conta de seus problemas ambientais, em primeiro plano não existe um projeto de tratamento da rede de esgoto e a bem da verdade pouco se tem de metro de esgoto feito em Ariquemes. Pois, se sabe perfeitamente que os esgotos a céu aberto causam muitos problemas a nós seres humanos, animais e demais seres vivos e o que temos nessa cidade esgoto a céu aberto. Além do mau cheiro e aparência desagradável, as doenças causadas, podem variar deste simples sintomas como dores de cabeça, musculares, febres, bem como, doenças mais graves que podem até mesmo levar a morte. As principais vítimas são as crianças, que por não saberem o risco que correm, às vezes até brincam nestes locais contaminados.
Os locais mais atingidos são os setores da periferia como conta o Senhor Isaias de Souza Matos morador do setor 12 que mostra o esgoto que passa próximo a sua residência causando transtorno e perigo para as crianças que brincam próximo ao local.
A preocupação do Sr. Isaias Souza Matos não se resume ao seu entorno, já que, atualmente a falta de saneamento básico pode ser considerada uma ferida social aberta, que expõe a fragilidade de centenas de pessoas que vivem em situação parecida. Geralmente os bairros mais carentes, localizado nas periferias das cidades são os mais afetados, muitos, por falta de infraestrutura de governo e planejamento do gestor municipal e a condição que leva as famílias a irem morarem em setores mais distantes do centro da cidade até mesmo pelas possibilidades financeiras, ou mesmo por desconhecimento convivem com esta triste realidade, e até mesmo acentuam o problema despejando seu dejetos e depositando lixos diretamente em rios e córregos.
De acordo com a Senhora Izaura Martins de Lima moradora do Setor Pedrinhas, os malefícios do esgoto a céu aberto, são tantos quanto os do lixo nas ruas. Deve-se ajudar atuando na conscientização da população e na reivindicação de estrutura necessária para a regularização das redes de esgotos, pois mesmo se fazendo o mínimo que for possível que é não depositar lixo nos rios ou em terrenos baldios, reaproveitando o que for possível e fiscalizando o destino que é dado para o esgoto nas cidades, fará muita diferença, pois o que será de nossos filhos, e os filhos deles se não tomarmos atitudes conscientes agora, no presente?
Os moradores contatados pela reportagem são unanimes em dizer que se fazem necessárias ações práticas e urgentes para que se resolva este sério problema, a prefeitura deve criar um programa de infraestrutura básica com planejamento adequado e faça incluir no seu plano diretor diretrizes e metas para se consolidar a ativação de construção de uma ampla rede de esgota em toda a cidade de Ariquemes. Ao invés de se investir em tratamento das doenças e dos sintomas desta chaga, deve-se sim investir em estrutura, em condições básicas e educação de qualidade, agindo diretamente na sua causa.