Alemão largou sem problemas e não foi incomodado pelos rivais
Nico Rosberg venceu o GP da Europa, que ocorreu nas ruas do Azerbaijão, e chegou à sua quinta vitória na temporada. Agora o alemão líder do Mundial tem 141 pontos contra 117 de Lewis Hamilton, o segundo colocado. Sebastian Vettel foi o segundo em Baku e agora contabiliza 96 pontos. Mas a surpresa da corrida foi a Force India, que fechou o pódio com Sergio Pérez, pela segunda vez na temporada.
A largada foi tranquila, apesar do que se esperava da pista apertada nas ruas de Baku. Só quem cometeu erros até a primeira curva foram Jolyon Palmer, que sobrou, e Felipe Massa, que saiu do traçado e perdeu a posição para Sergio Pérez. No mais, a Mercedes de Nico Rosberg foi embora e passou um bom tempo sem ser incomodada, chegando a colocar 40s de vantagem até a sua primeira parada. Tanto que voltou ainda em primeiro. Enquanto isso, Lewis Hamilton tentava galgar a partir da décima posição. Chegou a ocupar a quinta colocação, mas lá pelo meio da prova, o inglês enfrentou problema com a potência do motor e não conseguiu mais progredir.
Quem não esteve bem foram as Red Bulls, que sofreram com superaquecimento dos pneus e não conseguiram acompanhar o ritmo dos adversários. Max Verstappen logo foi ultrapassado por Hamilton, e Daniel Ricciardo perdeu três posições. Por falar em corrida ruim, Daniil Kvyat não suportou e abandonou antes da vigésima volta. Entre os brasileiros, Felipe Nasr, vinha lutando com o muro para se manter na pista na parte inicial da prova. Porém na parte final, se viu em 12º. Já Massa foi caindo, caindo até ficar em décimo.
Por outro lado, a Force India fez boa prova, com Sergio Pérez, que fez uma perseguição às Ferraris, encontrou os carros vermelhos também em um dia forte, e arrancou o terceiro lugar de Raikkonen no fim. O finlandês havia sido ultrapassado por Vettel na volta 28, quando o alemão disparou em busca da liderança, chegando a diminuir a vantagem de Rosberg. Tudo bem que o alemão enfrentou um tráfego com os retardatários, mas o desempenho de Vettel era de se registrar. No entanto, Rosberg resolveu colocar a faca entre os dentes voltou a ampliar a vantagem.
A McLaren até que ia bem, mas o carro de Alonso não suportou à prova e abandonou na volta 44, após perder algumas posições.
Fonte: Race