sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Medidas inovadoras foram adotadas para atender usuários do Detran durante pandemia

04/12/2020
in Rondônia
Medidas inovadoras foram adotadas para atender usuários do Detran durante pandemia

Com o advento da pandemia da Covid-19 que obrigou o isolamento social para evitar a propagação da doença, o Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia teve que adotar medidas inovadoras com a utilização de ferramentas tecnológicas que possibilitassem com que o órgão continuasse atendendo o cidadão de forma eficiente e com toda a segurança que o momento exige.

O diretor-geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga explica que em março do corrente ano, quando o Governo do Estado publicou o Decreto de Calamidade Pública, proibindo aglomerações, como forma de conter o coronavírus, os órgãos públicos bem como o comércio da iniciativa privada tiveram que se reinventarem para continuarem trabalhando.

Foi determinado que a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do Detran Rondônia começassem a desenvolver ferramentas tecnológicas que pudessem atender o usuário de forma on-line, quando foi desenvolvida a plataforma educacional, foi colocada à disposição dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para que pudessem oferecer aos clientes aulas teóricas on-line, conforme as disposições da Resolução n. 783 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“O Detran Rondônia foi o primeiro do Brasil a criar a plataforma e disponibilizar o acesso a todos os CFCs”, afirmou o coronel Gonzaga.

O Departamento de Trânsito também foi o primeiro órgão público estadual a criar a Carta de Serviços On-line, um mecanismo que oferece aos usuários os principais serviços prestados à sociedade e atende a Lei de Acesso a Informação (LAI) n. 12.527/2011.

Com a Carta de Serviços On-line, o cidadão vai ter acesso sobre os serviços oferecidos e quais os procedimentos a ser adotado para o atendimento, “boa parte dos serviços podem ser feitos pela internet, com toda segurança e evitando aglomerações”, afirmou o diretor-geral.

CENTRAL DE SERVIÇOS

Desde que começou a pandemia no Estado, o Detran Rondônia desenvolveu muitas ferramentas tecnológicas para continuar atendendo o cidadão e ao mesmo tempo respeitando o isolamento social para evitar a propagação da Covid-19. Na central serviços tem o sistema que permite aos proprietário de veículos automotores acesso à várias informações sobre o seu veículo e sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inclusive permitindo baixar e imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV-e), tanto pessoa física quanto jurídica de casa, sem precisar ir até uma unidade do Detran.

“O layout do documento eletrônico (CRLV-e), adotado em 2020, permite a impressão “caseira”, que tem validade jurídica para rodar com o veículo, assim como o CRLV Digital”, destacou o coronel Gonzaga.

Outro serviço tecnológico importante de atendimento ao cidadão desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran foi o Sistema de Agendamento, permitindo que qualquer usuário agende de forma eletrônica o atendimento no setor de Habilitação do órgão.

Vale ressaltar que o Detran Rondônia tem buscado soluções tecnológicas para que o usuário consiga resolver as demandas 100% de forma on-line e quando isso não for possível, diminuir o tempo de permanência na unidade, tendo em vista que boa parte do serviço já foi feita pela internet e o atendimento presencial com horário agendado.

O Detran Rondônia está presente em todos os municípios e em vários distritos e localidades com 72 unidades no Estado. “Atendendo a determinação do governador, coronel Marcos Rocha, temos trabalhado para oferecer o melhor atendimento possível ao cidadão o que incluí políticas públicas voltadas à educação e redução de acidentes de trânsito”, ressaltou Neil Gonzaga.


Fonte:SECOM

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.