Uma série de problemas têm sido alvo de reclamações por parte dos usuários da CAERD no município de Ariquemes. A empresa responsável pelo abastecimento de água da cidade tem sido duramente criticada pela população, e para se fazer justiça, o Ministério Público abriu um Inquérito Civil Público para investigar as supostas irregularidades.
A portaria do MP, publicada no Diário Oficial no dia 06 de junho, confirma a instauração de inquérito ainda no dia 30 de maio, com objetivo de investigar supostos danos coletivos em sentido amplo na Comarca de Ariquemes, consistente em possível prática abusiva no mercado de consumo cometida pela CAERD.
Os detalhes das investigações iniciadas pelo promotor Glauco Maldonado Martins ainda não foram divulgados pelo MP, mas as constantes reclamações e problemas causados pela empresa, confirmam a precariedade no fornecimento em Ariquemes, fatos que podem causar inúmeros danos ao coletivo, como cobranças indevidas, água de má qualidade, cortes constantes no fornecimento, entre outras.
A moradora Analha Sousa, do bairro Jardim Jorge Teixeira, relata um caso de suposta prática de cobrança abusiva por parte da empresa. Segundo ela, chegou a solicitar a ligação de água em um imóvel que possui para locação, mas a CAERD solicitou que a mesma arcasse com os serviços a serem feitos na rua, como buraco de 80 centímetros, e ainda pagasse taxas no valor de R$ 400,00. “Não tenho condições de fazer. Eu teria que contratar uma PC para fazer a valeta e isto se torna muito caro”, relata afirmando que também teria que comprar o encanamento que chegaria na rua até o registro.
Sem alternativa, dona Analha mantém ligada a água de sua residência ao imóvel de locação, mas mesmo assim afirma ter diversos problemas, como constante falta de água, água suja e ainda com forte odor.
Fonte: COOPFREE; JORNALISMO CIDADÃO