A Prefeitura de Ariquemes por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), e a Coordenação de Imunização, apresentaram nesta terça-feira (19), o Plano de Operacionalização da Campanha contra a Covid-19.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o plano de imunização foi construído em consonância com as normativas do Plano Nacional e Estadual e será realizada em 4 fases:
1ª fase: Profissionais de Saúde e Idosos acima de 75 anos e, Idosos Institucionalizados;
2ª fase: Idosos de 60 a 74 anos;
3ª fase: Pessoas que apresentam alguma comorbidade (Diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).
4ª Fase: Trabalhadores educacionais; Forças de Segurança e Salvamento, e ainda entram nessa fase, os Funcionários do Sistema Prisional.
Ainda conforme a SEMSAU, há uma fase a ser definida pelo Ministério da saúde, fase essa que contemplará alguns outros grupos prioritários. A Última fase será para a população que não se enquadra em nenhuma das fases mencionadas acima.
A Secretaria de Saúde informou ainda que no decorrer da semana, iniciará a administração das vacinas para os trabalhadores de saúde que estão atuando na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. Esses serão vacinados in loco, no local em que trabalham, por uma equipe de vacinação volante.
A SEMSAU também destacou que assim que receber a segunda remessa do imunizante, iniciará a vacinação dos idosos de 75 anos a mais. Ressaltou ainda que, para que os idosos possam ter acesso à vacina, deverá, realizar um agendamento via Call Center, pelos telefones: 3516-2143, 3516-2148, 3516-2153 e 3516-2154. A vacinação para esse grupo será somente por agendamento telefônico, visto que por recomendação em decorrência da pandemia, não pode ter aglomerações nas unidades de saúde. Os idosos institucionalizados também serão vacinados in loco, bem como, os que são acamados.
A Secretaria reforça para que evitem aglomerações ou tumultos, pois à medida que o município receber as vacinas do Ministério da Saúde, irá disponibilizar para a população, conforme as fases informadas.
Fonte: Comunicação PMA