quinta-feira, 3 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rondônia está entre os 8 estados que não aumentaram as custas Judiciais

03/02/2021
in Rondônia
Rondônia está entre os 8 estados que não aumentaram as custas Judiciais

Mesmo em tempo de pandemia, quando a economia sofre fortes impactos em todo país, a maioria dos tribunais estaduais fez reajustes das custas judiciais. Não foi o caso do Poder Judiciário de Rondônia, que manteve os mesmos valores, definidos pela Lei 3.896/2016. Além de RO, mais sete estados brasileiros, SP, ES, MT, PE, PR, SC e TO, não aumentaram as custas judiciais.

Considerado um direito fundamental pelo art. 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal, o acesso à justiça, demanda um custo, cuja compensação é realizada por meio das chamadas custas judiciais, pagas todas as vezes que alguém move uma ação. Esse valor é essencial para a manutenção do próprio Poder Judiciário.

Pela lei estadual, as custas judiciais incidem sobre o valor da causa, da seguinte forma: 2% (dois por cento) no momento da distribuição; 3% como preparo da apelação e 1% quando da satisfação da prestação jurisdicional. “Nossa lei de custas é uma das mais modernas do Brasil, na medida em que privilegia a autocomposição, dado que as partes que fizerem acordo na audiência de conciliação têm, na prática, desconto de 50% no valor das custas iniciais, ao tempo que penaliza aquele que eventualmente queira usar o recurso de apelo para ganhar tempo”, enfatizou o juiz secretário-geral, Rinaldo Forti. Portanto, havendo acordo, as partes pagam apenas 1%.

Levando em consideração uma causa de 100 mil reais, por exemplo, as custas judiciais seriam de 2 mil reais, mas o autor só paga 1 mil, estando obrigado a pagar os 1 mil reais restantes se não houver acordo. Numa escala dos tribunais de custas mais caras para as mais baratas, Rondônia está em 18ª posição entre os 23 tribunais estaduais e Distrito Federal e a média do valor arrecadado por número de processos ingressados é inferior à média nacional.

O magistrado lembrou também que o CNJ reconheceu o TJRO como aquele que tem mais processos tramitando com gratuidade no Brasil, o que significa que as custas judiciais não são impeditivas para o acesso à Justiça em Rondônia.


Fonte:TJ/RO

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.