terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre não abriu mão de ICMS sobre combustível

09/02/2021
in Acre
Acre não abriu mão de ICMS sobre combustível

O secretário da Fazenda do Estado do Acre, Rômulo Grandidier, negou que o governador Gladson Cameli (Progressistas) tenha assinado qualquer documento que pede a retirada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. A informação foi repassada pelo jornalista Altino Machado e compartilhada nas redes sociais.

O posicionamento ocorreu após a circulação, nas redes sociais, de um card com a foto do governador Gladson Cameli afirmando que o Acre teria sido o primeiro Estado a abrir mão do ICMS nos combustíveis.

“É fake news porque não assinamos acordo nenhum para retirar o ICMS dos combustíveis no Acre. Fazer isso demanda uma análise profunda do impacto, uma vez que o ICMS dos combustíveis representa em torno de 25% da arrecadação no Acre, o que iria comprometer a saúde financeira do Estado e trazer implicações com renúncia de receita, além de implicações com órgãos de controle de contas”, afirmou.

Em outro trecho, o secretário da Fazenda, Rômulo Grandidier, explica que as altas nos preços dos combustíveis no país ocorrem devido a Petrobras adotar uma política internacional de preços baseada no dólar.

“A alta dos preços dos combustíveis tem se dado em virtude de que a Petrobras cota o preço de seus produtos tendo como base o preço internacional do barril de petróleo. Toda vez que o preço aumenta, automaticamente a Petrobras aumenta o valor dos combustíveis em todos os Estados. Portanto, o Estado do Acre não tem como se sustentar sem o ICMS dos combustíveis”, salientou.

A situação ocorre após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que enviará projeto de lei complementar ao Congresso fixando ICMS sobre os produtos, com o objetivo de baixar o valor. Bolsonaro ressaltou que a medida será enviada ao parlamento, caso seja juridicamente possível.

“Nós pretendemos apresentar um estudo e, caso seja viável, juridicamente possível, nós apresentaremos, ainda na próxima semana, fazendo com que o ICMS venha a incidir sobre o preço do combustível nas refinarias, ou um valor fixo para o álcool, a gasolina e o diesel”, ressaltou. “E quem vai definir esse percentual ou esse valor fixo? Serão as respectivas assembleias legislativas. Todos sabem que o ICMS é variável de estado para estado. E o que a população quer é essa previsibilidade. Repito: a exemplo do PIS/Cofins do diesel, de R$ 0,35, que não é alterado desde janeiro de 2019, quando nós assumimos o governo.”


Fonte:Ac 24 horas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.